Título: Encontro une empresários brasileiros e argentinos
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 25/11/2004, Nacional, p. A-8
Os governos do Brasil e da Argentina deram ontem prosseguimento à tentativa de se criar uma agenda positiva entre empresários do Mercosul, com mais um encontro entre as partes, desta vez em Buenos Aires. No mês passado os chanceleres Celso Amorim e o argentino Rafael Bielsa promoveram um jantar, em São Paulo, com cerca de 20 empresários dos dois lados. Também ontem, antes do encontro com os empresários, o chanceler brasileiro tinha agendado uma reunião com o ministro da Economia da Argentina, Roberto Lavagna.
Um dos objetivos é buscar a integração de cadeias industriais e criar um ambiente construtivo no bloco, o que poderia diminuir os conflitos comerciais. Quando da última reunião, em São Paulo, Bielsa destacou que as disputas envolvem 15% do comércio bilateral, mas lançam sombra sobre o que vai bem.
No encontro agendado para ontem à noite eram previstas a participação do presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e de Alberto Alvarez Gaiani, presidente da Union Industrial Argentina (UIA) e de lideranças do setor. Na pauta, a adoção de salvaguardas e as barreiras adotadas no país vizinho para produtos brasileiros. Também viajou a Buenos Aires o primeiro vice-presidente da Fiesp, Benjamin Steinbruch.