Título: Transpetro começa a habilitar estaleiros
Autor: Mônica Magnavita
Fonte: Gazeta Mercantil, 25/11/2004, Transporte & Logística, p. A-14

Publicado hoje o edital de pré-qualificação para interessados em construir 22 embarcações. O edital de pré-qualificação para as empresas interessadas em participar da construção de 22 embarcações encomendadas pela Transpetro, divulgado hoje, permite a participação de grupos com sede no País e companhias estrangeiras que tenham condições de construir os petroleiros no Brasil. Mesmo as empresas que não atuam no mercado como estaleiros, mas que já manifestaram a intenção de participar do processo, a exemplo da Camargo Corrêa, poderão concorrer à licitação. Com isso, a Transpetro espera tornar viável a participação de todos os grupos interessados na operação.

O edital, que será detalhado hoje pelo presidente da subsidiária, Sérgio Machado, terá uma estrutura de peso para cada item específico. A soma final dessas ponderações determinará os grupos mais aptos para construir um determinado tipo de embarcação. As encomendas são de navios dos tipos Suezmax, Aframax, Panamax, e Produtos e GLP.

Com a publicação do edital hoje, depois de vários adiamentos provocados por diversas pendências, entre elas as garantias dadas para o financiamento, a Transpetro iniciou a primeira etapa do processo de licitação. A pré-qualificação servirá para elaborar uma espécie de ranking dos interessados. Na segunda fase, ainda sem data definida, os grupos serão convidados a apresentar propostas para construção das embarcações.

Os 22 petroleiros estão orçados em cerca de US$ 1,2 bilhão e deverão ser entregues até 2010. O problema das garantias e dos riscos envolvendo a operação ainda não está resolvido. Mas a Transpetro acena com a possibilidade de participar, de alguma forma, dos riscos da operação. Para o êxito do acordo é fundamental uma negociação entre a Transpetro, as seguradoras nacionais, o IRB, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Banco, gestor do Fundo de Marinha Mercante, vai financiar os estaleiros, mas exige garantias para a concessão do crédito, o que requer a criação de um seguro, cujo formato está em fase de conclusão.

A Transpetro acena com a possibilidade de antecipar o pagamento do financiamento que receberá do BNDES para compra dos navios. Essa hipótese, em discussão, diluiria o risco da operação de crédito do Banco, que poderá financiar até 90% da aquisição dos petroleiros. A rigor, a subsidiária da Petrobras começaria a pagar pelos navios apenas no ato da entrega. Mas, ao negociar uma antecipação da quitação desses débitos, a Transpetro espera avançar em direção a um acordo definitivo com as outras partes envolvidas no processo.

As encomendas da companhia vão gerar mais de 20 mil empregos e a iniciativa da Transpetro é vista pelo setor como o ponto de partida para a reativação da indústria naval no País.

Criada em 1998

A Transpetro, maior armadora da América Latina, tem 5 mil funcionários, foi criada em 1998, teve, em 2003, uma receita operacional líquida de R$ 1,92 bilhão, lucro liquido de R$ 336,1 milhões e uma liquidez corrente de 1,68. A frota da empresa é de 50 navios.