Título: Maranhão autoriza arrendamento do Tegram
Autor: Franci Monteles
Fonte: Gazeta Mercantil, 25/11/2004, Transporte & Logística, p. A-14

O governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares, autoriza hoje a publicação do edital de concorrência pública para o arrendamento de área do Porto do Itaqui, em São Luís, para a construção, operação e manutenção do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), que deve ser a maior estrutura de escoamento de grãos do Corredor Norte de Exportação. O edital vai ser publicado amanhã e as propostas dos investidores vão ser abertas no dia 20 de janeiro, no auditório da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

Lançado em fevereiro deste ano, o Tegram foi concebido para ser implantado no Porto do Itaqui em parceria com a iniciativa privada, nos moldes da PPP - Parceria Pública Privada. O terminal visa garantir a infra-estrutura para armazenamento e escoamento da produção de grãos, principalmente soja, aos produtores do Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso e sul do Pará.

O projeto está avaliado em R$ 137,6 milhões e deve ser implantado em três etapas. Ao longo dos últimos meses, em meio a intensas campanhas de divulgação do projeto para atrair parceiros, várias empresas demonstraram interesse em investir no Tegram como as tradings de soja que atuam no Maranhão (Bunge, Cargill e outras), a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), investidores de Cingapura e da China, conforme adianta o presidente da Emap, Fernando Fialho, revelando-se bastante otimista em relação ao processo.

"A expectativa é que haja uma boa concorrência e surja um bom grupo para investir e operar o terminal de grãos", diz o presidente da Emap, ressaltando que os interessados passam agora a cumprir todos os passos legais para o arrendamento de área. A soja do Corredor de Exportação Norte utiliza os modos ferroviário (Estrada de Ferro Carajás e Ferrovia Norte-Sul) e rodoviário até o porto do Itaqui, em São Luís, de onde é quase 100% escoada para o mercado externo. Este ano, o escoamento da oleaginosa deve chegar perto de um milhão de toneladas de soja (MA, TO e PI). E para atender à demanda crescente da soja, o governo maranhense e a iniciativa privada buscam alternativas de estruturas de armazenamento, que atualmente concentram-se nas instalações do Terminal de Ponta da Madeira, de propriedade da CVRD. Para o presidente da Emap, o Tegram é um projeto altamente viável, pois nasce para atender a uma grande demanda de escoamento de grãos e com a vantagem ainda de poder utilizar a logística do Porto de Itaqui, o que garante transporte rodoviário e ferroviário da produção até o porto.

A previsão é que o Tegram seja implantado ao longo do próximo ano e entre em operação já em 2006 para atender a safra de 2005. De acordo com o projeto, o terminal de grãos vai contar em sua estrutura com silos para armazenagem dos grãos, sistema de correia transportadora e carregador de navio com capacidade para movimentar 4 mil toneladas por hora.

Em três etapas

O Tegram vai ser implantado em três etapas. A primeira movimentará até 2 milhões de toneladas de grãos por ano e terá dois silos verticais com capacidade para armazenar até 45 mil toneladas de grãos cada um, totalizando 90 mil toneladas.

Na segunda fase virão mais dois silos de até 60 mil toneladas, totalizando a capacidade de 210 mil toneladas e movimentando até 5 milhões de toneladas por ano.

Após a implantação da terceira e última etapa, o terminal poderá movimentar até 12 milhões de toneladas de grãos por ano, dispondo de mais três silos de 60 mil toneladas, proporcionando a capacidade total para armazenar 390 mil toneladas. Nesta fase final, o sistema de transporte ferroviário estará operando com duas linhas paralelas nos píeres 102 e 103 do Porto do Itaqui para facilitar ainda mais o acesso dos grãos aos navios.

kicker: Previsão é que o terminal entre em operação já em 2006 para escoar a safra colhida em 2005