Título: Marca gera fundo contra a violência à mulher
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Fonte: Gazeta Mercantil, 25/11/2004, Mídia & Marketing, p. A-15

O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) anuncia hoje o lançamento do primeiro Fundo Nacional para a Não-Violência À Mulher, que vai captar recursos com o licenciamento de da marca "Bem Querer Mulher", criada especialmente para a campanha de divulgação do fundo. A idéia é atrair empresas, que contribuirão ao adquirir o licenciamento da marca, que será o centro da campanha de divulgação do Fundo.

Mediante uma contribuição fixa mensal ou percentual das vendas, a empresa adquire o direito de divulgar o seu apoio à causa estampando o slogam "Bem Querer Mulher" nas embalagens de seus produtos e nas suas peças de comunicação - idéia parecida com a do símbolo da campanha contra o câncer de mama, estampada em camisetas. A expectativa é arrecadar R$ 5 milhões de reais nos primeiros cinco anos.

A apresentação da campanha será realizada pela diretora do Unifem, Ana Falu, durante uma videoconferência, promovida pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), em Brasília. A iniciativa marca o Dia Internacional da Não-Violência à Mulher e tem como objetivo criar mecanismo para que a sociedade possa fazer contribuições de maneira mais organizada, eficiente e com resultados mensurados.

O Fundo é a primeira iniciativa de captação de recursos no País que vai subsidiar a implementação de programas e projetos de prevenção e combate a esse crime. "Apesar da dimensão da violência contra a mulher, o apoio da sociedade civil à causa ainda é disperso e pontual, limitando o próprio retorno que esse investimento propicia para a sociedade e para aqueles que contribuem", explica Ana Falu.

Segundo a diretora do Unifem, o fundo vai ser o interlocutor entre os recursos arrecadados e os projetos relacionados ao tema. Ele será administrado pelo Unifem Brasil, junto a um conselho de especialistas, dentre eles a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo federal. Será usado em programas como de promoção, apoio e disseminação de pesquisas e informações sobre o tema; aperfeiçoamento de serviços especializados no atendimento dessas vítimas; apoio a projetos inovadores que utilizem métodos e técnicas não-convencionais (recursos audiovisuais, teatro, música e artes em geral).

O Unifem espera arrecadar recursos sensibilizando as empresas a apoiar uma causa que tem recebido muito respeito da opinião pública em geral. "Ao se associar à campanha, a empresa certamente vai ganhar mais respeito e afinidade do consumidor com a sua marca", afirma Ana Falu.

kicker: Campanha encabeçada pelo Unifem prevê arrecadar R$ 5 milhões a médio prazo