Título: FHC diz que PSDB tem vários nomes para 2006
Autor: Wallace Nunes
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/11/2004, Política, p. A8

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) continua desfiando suas críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem, falando como palestrante principal de um evento realizado pela Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústria de Base (Abidib) em São Paulo, ele aconselhou Lula a rever as visões do passado e disse que o PSDB é o único partido onde há um quadro com pessoas qualificadas para disputar as eleições gerais de 2006".

Exaltado, Fernando Henrique até sugeriu nomes para a sucessão de Lula. Os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de Minas, Aécio Neves, o senador Tasso Jereissati, e também o prefeito eleito em São Paulo, José Serra encabeçaram a lista na palestra. "Serra inclusive é um bom nome, mas acho que ele tem um compromisso com a população da cidade."

Ao ser questionado se o seu nome poderia entrar na disputa de 2006, FHC foi categórico: "Eu estou fora". Fernando Henrique disse ainda ter ficado surpreso com o anúncio da pré-candidatura do prefeito reeleito do Rio de Janeiro, César Maia (PFL). "Achei surpreendente ele abrir isso agora, mas é normal na política", afirmou.

FHC aconselhou Lula a rever as visões do passado ao falar das críticas que o presidente petista fazia às alianças políticas firmadas em sua gestão. Ao comentar os esforços pessoais do presidente para manter o PMDB em sua base aliada, o ex-presidente criticou: "Maioria para quê? Tem de ter propósitos claros econômicos, políticos e sociais." Para ele, "o líder Lula" o julgava naquela época e tinha a absolvição porque não havia ainda assumido o comando do País. "Eu torço pelo Brasil", afirmou o ex-presidente.

FHC voltou a dizer também que ninguém é imbatível em 2006. "Eu já ganhei do Lula duas vezes e perdi para o Jânio Quadros. Não dá para prever o que vai acontecer em 2006." De acordo com ele, o partido só vai divulgar o candidato à Presidência no início de 2006.

Sobre a campanha do prefeito eleito José Serra, FHC afirmou que não se envolveu porque não fazia sentido. "A campanha era municipal, não tinha sentido eu me envolver no dia-a-dia. É óbvio que eu apoio o Serra, mas participei dentro dos limites."

Visão arrogante

O presidente do PT, José Genoino, divulgou nota na tarde de ontem na qual rebate as críticas do ex-presidente Fernando Henrique à política externa do governo Lula. Para ele, o FHC está sendo arrogante ao querer orientar o presidente Lula "É a soberba de quem faz oposição sem se olhar no espelho", disse Genoino. "Em relação à política externa, os êxitos do governo Lula nessa área certamente incomodam os brios do ex-presidente Fernando Henrique."

Genoino também reagiu às declarações de FHC, que afirmou ser o PSDB o único partido com vários candidatos. "O ex-presidente Fernando Henrique está manifestando legitimamente toda sua visão arrogante, quando afirma que o PSDB é o único partido com pessoas qualificadas para 2006. Essa arrogância é tanto em relação ao PT quando aos outros partidos".

Disse ainda que "isso não é novidade na postura política do ex-presidente, principalmente agora, que está na oposição".

"O presidente Lula governa o País há dois anos. Estamos fazendo um esforço muito grande e já colocamos a casa em ordem,. Agora estamos viabilizando o crescimento, tanto que o País tem a maior taxa de crescimento, inclusive comparado ao governo de FHC. Os nossos projetos sociais são mais amplos que os existentes no governo dele e vamos corrigir as falhas de gerenciamento", afirmou o presidente do PT .