Título: Campanha estimula venda de orgânicos no Ceará
Autor: Adriana Thomasi
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/11/2004, Gazeta do Brasil, p. B14

Ação promocional incentiva consumo de produto sem agrotóxico em lojas do Pão de Açucar do Ceará e Piauí. Os produtores de orgânicos da serra da Ibiapaba, no Ceará, com espaço nas gôndolas rede Pão de Açúcar do Ceará e Piauí, para cerca de 28 espécies - frutas, legumes e verduras livres de agrotóxicos -, contam agora com suporte de uma campanha para estimular as vendas. A estratégia bancada pelo grupo, contempla o estímulo ao consumo, com ações promocionais envolvendo material de divulgação nos pontos de venda, vídeos educativos e investimentos em mídia - impressos, televisão e rádio -, e deve chegar a universidades e escolas. Inclui ainda ações de degustação e palestra para clientes, conselheiros de lojas e formadores de opinião. A investida do grupo no setor envolve recursos da ordem de R$ 99 mil, aplicados até fevereiro de 2005.

O diretor de operações da Rede Pão de Açúcar, da regional Ceará e Piauí, Francisco Jereissati Cysne, diz que a investida se propõe a incentivar a produção, consumo e cultura dos alimentos orgânicos. A estratégia promocional envolve o treinamento dos gerentes e chefes de sessões de frutas, legumes e verduras das 19 lojas da bandeira Pão de Açúcar, em Fortaleza e nas três de Teresina, além das duas do Extra Hipermercados, também na capital cearense.

"A equipe capacitada por consultores do grupo, técnicos agrícolas e representantes da Associação dos Produtores Orgânicos da Ibiapaba (Apoi), vai esclarecer e orientar os consumidores sobre os benefícios à saúde desses produtos", afirma o executivo.

O trabalho de formação coordenado pela engenheira agrônoma Maria Cristina Martins Ribeiro, que presta serviço ao grupo na região, procura motivar a economia rural e estimular a preservação do meio ambiente.

Implementada de forma pioneira, desde fevereiro de 2001, a parceria entre o Pão de Açúcar e a Apoi, garante hoje a comercialização de cerca de 30 toneladas por mês de produtos orgânicos.

A associação, segundo o representante da entidade, Antônio Maria de Oliveira, reúne 13 agricultores de áreas rurais dos municípios de Ubajara, Ibiapina, São Benedito e Guaraciaba do Norte, empenhados no cultivo sistemático, que garante 95 empregos na região, com produção total de cerca de 40 toneladas por mês. A Apoi cultiva 18 hectares, no global, tem condições de ofertar até 45 toneladas, e trabalha basicamente "sob encomenda", segundo Oliveira.

O sistema logístico estruturado na parceria, conforme Jereissati, garante agilidade na distribuição e uma oferta cada vez maior de frutas, legumes e verduras frescas, sem agrotóxicos. De maio a outubro deste ano, o crescimento das compras de orgânicos foi em torno de 200%, mas ainda representa 0,9% do total de verduras comercializado pela rede. "A tendência é de crescimento, com possibilidade de atingir 1,5% de participação", afirma Jereissati, ao considerar que, até o mês de agosto, o consumo da rede que ficava entre dez e 12 toneladas por mês.

Com a campanha, o executivo projeta crescimento de 50%, nos próximos três meses. Nas lojas, os produtos podem ser encontrados nas gôndolas específicas, em bandejas com o selo da certificadora.

As condições especiais de cultivo tornam os produtos entre 20% e 40% mais caros para o consumidor, dependendo sazonalidade e da variedade. Oliveira diz que o cultivo de um hectare de orgânicos, que abriga até três produtos diferentes, fica em R$ 2,5 mil, média por mês, para uma rentabilidade ideal estimada de R$ 4 mil.