Título: A Walita nacionaliza linhas de produtos
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Fonte: Gazeta Mercantil, 30/08/2004, Eletroportáteis, p. A-8

No começo de 2004, a Walita, divisão de eletroportáteis da gigante holandesa Philips, anunciou a transferência para as novas instalações de Varginha (MG) da produção de cafeteiras, linha que era produzida na China.

De acordo com Amália Sina, vice-presidente da divisão Walita da Philips, a mudança vai possibilitar uma redução de custos da ordem de 10% por conta das taxas de importação, além de agilizar a distribuição na América Latina. Ainda segundo a executiva, a produção local também traz redução de custos para a empresa, principalmente em função da logística e da rede de fornecedores instalados no sul de Minas.

A inauguração da fábrica em Varginha, em janeiro de 2000, foi a etapa inicial em uma profunda transformação nas atividades da Walita. Para a nova unidade foram transferidas, em 2003, duas linhas de fabricação de ferros de passar roupa que eram feitos na China.

A Philips investiu R$ 4,5 milhões na reforma e ampliação da fábrica de Varginha, que produzia modelos tradicionais, e agregou a produção das linhas de ferro de passar a seco "Diva" e os ferros a vapor da série "Comfort".

A fábrica passou a produzir cerca de 1 milhão de ferros por ano, destinados tanto ao mercado interno quanto para exportação. Com isso, a fábrica de Varginha ampliou a produção para 6 milhões de itens anuais entre liquidificadores, batedeiras, processadores, espremedores e ferros elétricos.

A decisão de concentrar linhas mundiais na fábrica de Varginha tem a ver com o peso do mercado latino-americano, abastecido pelo Brasil, e que é o segundo maior consumidor mundial da empresa, depois da Ásia.

No ano passado, a Walita realizou uma série de lançamentos, visando o reforço de sua posição no mercado. Já na metade de 2003, o número de produtos tinha saltado de 70 para 120, em um período inferior a dois anos, e foram necessários investimentos de R$ 9 milhões apenas na área de marketing.

Entre os lançamentos destacam-se quatro novos modelos de barbeadores da marca Philishave. A empresa visa conquistar novos usuários com o sistema de barbear a seco e, por isso, tem como foco o público jovem, informou a empresa.