Título: Cinco membros permanentes
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 12/04/2011, Política, p. 2

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) fiscaliza e tenta manter a paz mundial. Composto por 15 países após a Segunda Guerra Mundial, o órgão pode adotar medidas drásticas, que vão desde os embargos econômicos até o uso da força com uma coalizão militar, para fazer valer suas decisões, conforme estabelecido pela Carta das Nações Unidas ¿ documento que firma os objetivos e deveres do conselho.

Os fundadores e membros permanentes são os países que lutaram contra os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) e assinaram a Carta das Nações em San Francisco em 1945: Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, China e França. A Assembleia Geral das Nações Unidas escolhe os outros 10 integrantes para mandatos de dois anos, a partir de 1º de janeiro, sendo cinco substituídos anualmente. A eleição ocorre por grupos regionais e são, posteriormente, confirmados pela Assembleia Geral. Os grupos da África, das Américas, da Ásia e da Europa Ocidental escolhem dois membros cada; o grupo do Leste Europeu escolhe um. A última vaga é alternada a cada dois anos entre a Ásia e a África.

Os mandatos da Bósnia e Herzegovina, do Brasil, do Gabão, do Líbano e da Nigéria valem até o fim deste ano ¿ iniciaram a participação em 2009. África do Sul, Alemanha, Colômbia, Índia e Portugal foram eleitos em 1º de janeiro de 2011 e ficam no conselho até 31 de dezembro de 2012.

A Carta das Nações estabelece, ainda, que todas as decisões devem ter nove votos, exigindo os votos afirmativos dos membros permanentes. Assim, China, França, EUA, Reino Unido e Rússia têm um poder de veto, pois sem a aprovação total de todos eles, nenhuma decisão é tomada no conselho.