Título: Jogos de Inverno de Turim buscam patrocínio estatal
Autor: Bloomberg News
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/08/2004, Internacional, p. A-15

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, em 2006, disseram estar desapontados com a falta de apoio de grandes companhias italianas, como a Eni e a Enel. "Estou orgulhoso dos patrocinadores privados que conseguimos, mas o que nos falta é o envolvimento de grandes companhias estatais", disse Valentino Castellani, presidente do Turoc, o comitê que organiza os Jogos de Turim. "Ainda estamos conversando com essas empresas."

O Turoc já conseguiu ¿ 320 milhões de sua meta de alcançar ¿ 400 milhões em patrocínios, disse Castellani, durante uma visita aos Jogos Olímpicos de Atenas. Ele identificou como as empresas que deseja ter como parceiras a estatal da área de petróleo Eni, o antigo monopólio estatal do setor elétrico Enel, os Correios da Itália, e a Ferrovie dello Stato, a companhia ferroviária estatal. "Eu não sei porque essas empresas não demonstraram interesse até agora, mas estou confiante de que vamos conseguir fechar o patrocínio", disse.

Em relação à verba já assegurada, cerca de ¿ 100 milhões são provenientes dos US$ 866 milhões pagos por onze empresas ao Comitê Olímpico Internacional (COI) em troca do direito de utilização da imagem do logotipo olímpico (os cinco anéis entrelaçados) durante o ciclo de quatro anos que se encerra com os Jogos de Pequim, em 2008. O restante tem de ser levantado entre companhias que terão direito de associar sua imagem apenas aos Jogos de Inverno, e somente dentro da Itália.

Entre os patrocinadores locais que já assinaram contrato estão duas empresas sediadas em Turim: a Fiat, maior conglomerado industrial italiano, e o terceiro maior banco do país por ativos, o Sanpaolo IMI. Os outros patrocinadores são a companhia telefônica Telecom Italia; a Telecom Italia Mobile, que atua na telefonia celular; a Finmeccanica, da área de segurança; a companhia norte-americana Anheuser-Busch, da área de bebidas; o Berloni Group, do segmento de móveis; e a japonesa Asics, fabricantes de artigos esportivos.

Orçamento

O orçamento do Turoc é ¿ 1,15 bilhão. Além dos ¿ 400 milhões dos patrocínios, os direitos de transmissão dos Jogos pela televisão devem gerar outros ¿ 520 milhões. O restante virá da venda de ingressos e do fornecimento de serviços para os meios de comunicação, as equipes e as empresas que usarão as instalações olímpicas. Os governo local e do país também estão gastando ¿ 1,5 bilhão em projetos de infra-estrutura.

Castellani disse não prever nenhum problema para vender os 1,5 milhão de ingressos para os eventos que serão colocados à disposição dos interessados. Nos Jogos de Atenas, a venda de ingressos acabou sendo um problema - cerca de um terço dos bilhetes ficaram encalhados, e o que se viu em boa parte das competições, especialmente as que os gregos não estavam envolvidos, foram estádios e ginásios vazios. "Esse era o período de férias em Atenas", disse Castellani, justificando os assentos vazios, principalmente na primeira semana. "Mas, em fevereiro, o Piemonte está cheio de movimento. Nosso acesso é muito fácil para países como a França e a Suíça."