Título: PF analisa os arquivos de 215 buscas e apreensões
Autor: Hugo Marques
Fonte: Gazeta Mercantil, 01/12/2004, Política, p. A-7

Anotações em agendas mostram ligação de doleiro com autoridades. A Polícia Federal (PF) começou a analisar os arquivos apreendidos em 215 buscas e apreensões da Operação Farol da Colina, em agosto, quando 64 doleiros foram presos. As agendas pessoais e arquivos da empresa do doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, mostram um universo recheado de autoridades da Polícia Federal e do Judiciário. O doleiro teria recorrido aos esquemas considerados ilícitos do Banestado e da Beacon Hill para levar dinheiro aos Estados Unidos. A PF encontrou, na Barcelona Tour, reservas de passagens, pagamento de hotéis e aluguel de carros para autoridades. Os arquivos são de viagens para Nova York e Miami e cidades do Canadá.

Em um dos cadernos apreendidos, tem um telex com reservas de passagens para o doleiro Toninho da Barcelona, para o delegado da Polícia Federal Marcus Vinícius Deneno e para o juiz federal Cassem Mazloum, rumo a Nova York. Deneno chegou a ser preso esta semana, acusado de formação de quadrilha, e foi solto pela Justiça. Investigado pela Operação Anaconda, Mazloum é o juiz que absolveu o senador cassado Luiz Estevão de Oliveira Neto no desvio de dinheiro da obra do Fórum Trabalhista de São Paulo.

Toninho da Barcelona estava no mesmo vôo do juiz e do delegado, que incluía ainda os passageiros Manoel Marques e Antonio Costa, que a PF desconfia ser outro delegado paulista. A reserva de todos os passageiros foi feita para 23h45 do dia 22 de janeiro de 1998, no vôo 864. Em dezembro de 1993, Deneno e Toninho da Barcelona viajaram para Miami. Deneno e Magda Deneno também viajaram com Toninho em dezembro de 1996 para Nova York, segundo telex de reserva recolhido pela PF. Em junho de 1997, segundo fax apreendido pela PF, a Barcelona Tour pediu emissão de quatro bilhetes de Congonhas (SP) para o Rio de Janeiro em nome de Magda, Milena, Mariana e Matheus Deneno. No fax está escrito: "O Toninho acertará o pagamento com o Nilsinho."

Nos arquivos da empresa de Toninho constam documentos referentes a uma viagem de Marcus Deneno para Toronto e Halifax, no Canadá, em janeiro de 1997. O único pagamento feito por Deneno, segundo a documentação, é o trecho de ida e volta entre São Paulo e Toronto. Segundo a PF, a Barcelona Tour teria pago o hotel em Toronto.

Há documentos da Barcelona Tour sobre viagem do juiz Cassem Mazloum, na companhia de Antônio Costa, Manoel Marques e Paulo Freitas para Miami, em fevereiro de 1995. A PF não conseguiu identificar ainda quem pagou hotel, viagem e aluguel do veículo em nome de Cassem. Em fevereiro de 1996, o mesmo grupo viajou para Miami. Um dos arquivos mostra um processo de obtenção de carteira internacional de motorista para Francisco Baltazar da Silva, ex-superintendente da PF em São Paulo. Há ainda outras anotações de viagens em que Deneno e Toninho usaram o mesmo código de reserva.

Procurado, o delegado Deneno não retornou telefonema. O gabinete do juiz e a Secretaria da Primeira Vara da Justiça Federal em São Paulo informaram que Mazloum está afastado e sem contato telefônico.