Título: Alemão é preso com insetos da fauna brasileira
Autor: Hugo Marques
Fonte: Gazeta Mercantil, 01/12/2004, Legislação, p. A-8

O serralheiro alemão Dietmar Pinz, de 52 anos, foi preso ontem pela Polícia Federal no Aeroporto de Brasília carregando seis aranhas vivas e uma morta, facão, pinça profissional, binóculos e câmeras digitais. Na bagagem, o alemão carregava o livro "Arquivos de Zoologia", dezenas de fotografias e filmes de diversos insetos e animais da fauna brasileira.

Pinz foi autuado por contrabando ao tentar embarcar as aranhas vivas para Frankfurt, com escala em São Paulo. Ele chegou ao Brasil no início do mês passado. Antes, passou pela Índia.

Após receber denúncia anônima de tráfico de drogas, os federais viram o alemão nervoso na fila e revistaram a bagagem. Junto com o alemão, foi presa uma italiana tentando embarcar com 120 cápsulas de anfetaminas.

O delegado Francisco Serra-Azul não tem dúvida que a viagem do alemão não por motivos de hobby. "O visto dele é de turismo. Ao que parece, estaria fazendo pesquisa sem autorização", diz o delegado.

No depoimento prestado ontem, Pinz alegou que gosta de criar aranhas. Cada grama de veneno de algumas aranhas raras, no entanto, pode custar até US$ 1 mil na Alemanha. Os laboratórios utilizam o veneno para desenvolver vacinas e remédios. A PF vai periciar as fitas e todo o material apreendido com o alemão. As fitas incluem uma verdadeira catalogação de cobras e pequenos animais, incluindo fotos de tatu e tucano.