Título: A Interclínicas prejudica Dasa em R$ 2 milhões
Autor: Silvana Orsini
Fonte: Gazeta Mercantil, 01/12/2004, Legislação, p. A-8

A Diagnósticos da América S.A (Dasa) enviou comunicado à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ressaltando que o seu resultado no quarto trimestre do ano deverá ser negativamente afetado em aproximadamente R$ 2,3 milhões em função da alienação da Interclínicas Planos de Saúde S.A.. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pediu a alienação da totalidade da carteira de clientes da Interclínicas para outra operadora de saúde.

A Interclínicas responde por cerca de 2,5% do faturamento total da Dasa. Os clientes estavam sendo atendidos pelas marcas Delboni Auriemo e Lavoisier. Segundo comunicado, a Dasa já vinha adotando a política de provisionar a totalidade dos créditos da Interclínicas já vencidos. Porém, em virtude da determinação da ANS, deverá ser constituída uma provisão adicional suficiente para cobrir o montante total dos créditos a vencer.

O diretor de Normas e Habilitação de Operadoras da ANS, Alfredo de Almeida Cardoso, informou que a Agência resolveu dar apenas 15 dias para que a Interclínicas repasse as carteiras de seus clientes a outra empresa. A decisão ocorreu por causa da situação econômica da empresa, que foi agravada com a saída de 30 mil clientes em apenas 15 dias. Segundo Cardoso, a maior preocupação é a recusa dos prestadores de serviço em atender aos clientes.

A intervenção pela ANS foi uma surpresa para a diretoria da operadora. Em comunicado, ela declarou que "a direção da Interclínicas garante ter sido surpreendida com a decisão da Agência em exigir a alienação total da sua carteira de clientes, uma vez que a empresa vinha trabalhando com êxito na solução das pendências financeiras existentes".