Título: Muda estratégia para tentar reverter ação antidumping dos EUA
Autor: Edna Simão
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/08/2004, Agribusiness, p. B-12

O governo vai desenvolver uma estratégia mais ofensiva para derrubar a sobretaxa ao camarão brasileiro adotada pelos Estados Unidos. Segundo o ministro José Fritsch, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, as autoridades brasileiras pretendem pôr em prática essa sua nova forma de ação só após as eleições presidenciais americanas, que se realização em 5 de outubro e que estão influenciando as negociações entre Brasil e Estados Unidos.

Em julho, uma sentença preliminar do Departamento de Comércio dos Estados Unidos estabeleceu a cobrança de uma sobretaxa de 37% sobre as importações do camarão brasileiro . Se não conseguir a alteração até dezembro - quando a sobretaxa poderá ser mantida em decisão final -, o governo federal, então deverá recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Hoje, os técnicos brasileiros vão acompanhar as visitas de representantes do Departamento de Comércio dos Estados Unidos às empresas processadoras de camarão no Nordeste ¿ Empaf/Netuno (PE), Cida e Norte Pesca (ambas do RN). As investigações do Departamento de Comércio dos Estados Unidos terminam no dia 6 de setembro.

As empresas de camarão defendem-se de uma ação antidumping contra os Estados Unidos, que sobretaxaram o produto brasileiro em até 67,8% no caso da Norte Pesca, e em 36,9% em média para todo e qualquer camarão exportado pelo Brasil para o comércio americano. Os empresários já apresentaram sua defesa ao governo dos EUA. A visita dos técnicos às indústrias do Nordeste faz parte do processo antidumping. O julgamento final acontecerá em 2005.

Exportações residuais

A cadeia de produção do camarão no Brasil é responsável pela geração de cerca de 70 mil empregos diretos e indiretos. Segundo o ministro, são 3 a 4 empregos diretos e indiretos gerados por hectare. A maior parte da produção local, em torno de 90% do total, fica no Nordeste. Em 2003, o Brasil exportou para os Estados Unidos 21.783 toneladas, que representaram US$ 96,7 milhões.

Na última sexta-feira, o ministros Fritsch viajou para China para buscar investimentos para o setor de aqüicultura e pesca. Os chineses já manifestaram interesse em produzir camarão no país para exportar para a própria China. A visita, segundo Fritsch, será importante para que o Brasil ganhe novos mercados para o camarão.