Título: Sebrae faz campanha de R$ 2 milhões para atender 30% a mais
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 30/08/2004, Mídia & Marketing, p. A-28
O Sebrae paulista, maior regional estadual da organização sem fins lucrativos financiada por empresas privadas para a geração e o crescimento de micros e pequenos empreendimentos, quer tornar suas atividades tão conhecidas como seu próprio nome já é. Para tanto, investe R$ 2 milhões em campanha publicitária que está começando na televisão, mídia impressa, rádio, outdoors e busdoors. "Se o problema é de milhões, não adianta existir para atingir apenas milhares", resume seu objetivo o presidente do conselho da entidade, Alencar Burti, que contratou a agência Agnello Pacheco para cuidar da comunicação.
A campanha vai ser centrada no conceito "para quem é pequeno, nosso sonho é grande". "Vamos mostrar que o Sebrae é uma ferramenta de apoio disponível a todo aquele que sonha empreender. E que o Sebrae ajuda a realizar esse sonho", explica o publicitário Agnello Pacheco. "Um dos filmes tem um carpinteiro e um pedreiro numa obra. Um deles diz: você é bom e eu também; por que não uma empresa? O outro: mas isso é um sonho. Daí entramos com o "para quem é pequeno, nosso sonho é grande".
Para Agnello, muita gente ainda não sabe o que o Sebrae faz e por isso deixa de aproveitar os benefícios oferecidos pela instituição. "Primeiro é preciso mostrar que o Sebrae atende a todo mundo, porque tem gente que se intimida quando vê o prédio da entidade e não entra. Segundo, estamos criando uma série de canais - um site, um serviço 0800 - para que o acesso se torne o mais rápido possível", resume.
O Sebrae em São Paulo tem 35 escritórios, entre capital e interior. Oferece informação, consultoria, treinamento, apoio tecnológico e oportunidades de negócios. Mas a atual direção considera que o volume médio de 60 mil atendimentos mensais é baixo para a necessidade potencial estimada para o Estado. "Nosso objetivo é fazer com que a campanha amplie esse universo de atendimento em 30% até o fim do ano", projeta Alencar Burti, na presidência do conselho do Sebrae-SP há um ano e meio. "Nossa função é dar teoria e experimentá-la na prática", completa. O Sebrae tenta ampliar o atendimento para ajudar a derrubar estatísticas como a que mostra que, no Brasil, 31% das micro e pequenas empresas fecham no primeiro ano de existência. "É preciso profissionalizar os empreendimentos e o Sebrae pode ajudar nisso", diz Burti.
No pacote de providências para facilitar a vida dos pequenos, o Sebrae-SP conta com o movimento do Sebrae nacional, que está enviando projeto de lei ao Congresso para reduzir a apenas um tributo o amontoado de impostos sobre as micro, pequenas e médias empresas.