Título: Cemig fornecerá para a White Martins
Autor: Luciana Collet
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/11/2004, Política, p. A-9
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) irá fornecer energia para as nove unidades da White Martins no estado. Com o acordo, a empresa será o maior cliente do mercado livre da estatal em Minas. O contrato, que foi assinado na última semana, no valor de aproximadamente R$ 600 milhões valerá por cinco anos, sendo que o início de fornecimento de energia será em janeiro de 2005.
Segundo o gerente de relacionamento comercial para clientes corporativos da Cemig, Dimas Costa, a assinatura marca a migração de todas as unidades da White Martins em Minas Gerais para o mercado livre de energia elétrica. Costa não quis revelar o volume de energia que será fornecido pela estatal, mas afirmou que este acordo equivale a 1,2% do consumo industrial brasileiro.
"Os contratos antigos com a White Martins terminam no final desse ano e a empresa então fez uma tomada de preços com outras companhias energéticas do país e a Cemig saiu vencedora. Das nove unidades da White em Minas, duas já estavam incluídas no mercado livre de energia", afirmou o executivo. Atualmente, 90% dos clientes industriais da companhia estão incluídos no mercado livre, que representa 20% do mercado total da Cemig, ou mil MW médios. O aumento do consumo de energia pelas indústrias alavancou os resultados da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que obteve lucro líquido de R$ 935 milhões de janeiro a setembro deste ano, 15% a mais que no mesmo período do ano passado. O consumo industrial representa 62% da energia vendida pela empresa e somente no terceiro trimestre do ano registrou aumento de 8 % em relação ao mesmo período do ano passado.
"A empresa tem a maior carteira de clientes no mercado livre do Brasil e a meta é em 2005 aumentar em 50% o fornecimento de energia para este segmento. Há contratos em negociação com empresas de outros estados que devem ser definidos no próximo ano", disse Costa.
A Cemig começou a operar no mercado livre de energia no ano de 2000 e o primeiro cliente foi a unidade da White Martins em Belo Horizonte. Na época eram fornecidos 15 MW médios.
A estatal mineira é responsável por 17% da geração de energia no Brasil e pelo Plano Estratégico para os próximos 30 anos, aprovado pelo Conselho de Administração, haverá ações para a expansão do parque gerador e das redes de transmissão e de distribuição da Cemig. "Pela regulamentação vigente tem margem para aumentar essa participação. O governo irá se esforçar nesse sentido", disse o presidente do Conselho e secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer.
Dentro dessa meta, a Cemig negociou na semana passada a compra da usina hidrelétrica Rosal Energética, do Grupo Rede, no Espírito Santo.