Título: CCEE pré-qualifica 50 empresas
Autor: Luciana Collet
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/11/2004, Política, p. A-9

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica pré-qualificou 34 distribuidoras e 16 geradoras para participar do leilão de energia existente, que será feito no dia 7 de dezembro. De acordo com a CCEE, foram pré-qualificadas para comprar energia as distribuidoras AES Sul, Ampla, Bandeirante, Bragantina, Caiuá, Ceal, CEB, CEEE, Celb, Celesc, Celg, Celpa, Celpe, Celtins, Cemar, Cemat, Cemig, CFLCL, Coelba, Coelce, Copel, Cosern, CPFL Paulista, EEVP, Elektro, Eletropaulo, Energipe, Enersul, Escelsa, Light, Nacional, Piratininga, Saelpa e Santa Cruz.

Para vender energia no leilão foram pré-qualificadas as geradoras CDSA, CEC, CEEE, Cemig, Ceran, Cesp, CGTEE, Chesf, Copel, Duke, Eletronorte, Emae, Escelsa, Furnas, TEC e Tractebel. De acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) no edital do leilão, para poderm participar, as empresas que se pré-qualificaram terão que depositar garantias financeiras até dia 1° de dezembro.

De acordo com a CCEE, serão negociados lotes de 1MW médio, para o período de 2006, 2007 e 2008, com contratos de oito anos de duração. Segundo a CCEE, com o objetivo de preparar os vendedores para o leilão, foi feito um treinamento entre quinta-feira e sexta-feira que mobilizou 50 interessados. A CCEE vai fazer no dia 3 de dezembro uma simulação do leilão para as geradoras pre-qualificadas. Neste mesmo dia, os participantes vão receber um manual sobre os procedimentos adotados.

O equipamento de suporte do leilão será fornecido pela CCEE, no dia 6 de dezembro e as empresas habilitadas a vender energia poderão instalar aplicativos específicos entre as 8 e 18 horas do dia 6. Depois deste horário, as suítes que abrigarão as equipes de vendedores (business offices), serão lacradas pela auditoria.