Título: Petrobras quer japoneses no projeto dos gasodutos
Autor: Monica Magnavita
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/11/2004, Energia, p. A-9

A Petrobras vai negociar com empresas japonesas financiamentos para projetos nas áreas de exploração e produção, refino e de logística. Em função disso, o diretor financeiro da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, viaja na próxima semana para Tóquio com uma agenda de encontros com executivos de bancos e grupos japoneses de comércio exterior.

Um acordo em discussão, conforme Gabrielli, será a expansão do projetos Malhas, da rede de gasodutos que interligará o transporte de gás no País. Um dos trechos, aquele que unirá o Nordeste ao Sudeste brasileiro (Gasene), será financiado pelos chineses. As duas partes ainda não bateram o martelo, mas, segundo Gabrielli, as negociações estão em fase final. O projeto de engenharia será da chinesa Sinopec, mas a Petrobras considera a possibilidade da participação de grupos brasileiros na construção.

Em relação aos japoneses, as conversas ainda estão em andamento. Mas, na área do gás, o objetivo é construir novos ramais de distribuição. "Começamos a negociação. Não há valores definidos e nem posso dizer a extensão dessa ampliação, mas tudo está contemplado no planejamento estratégico da Petrobras", disse ele, que recebeu, na sexta-feira, o prêmio "Profissionais do Ano" da Associação Nacional de Executivos de Finanças e Contabilidade (Anefac).

Gabrielli chegou a brincar com as críticas que recebeu ao ser indicado para a diretoria da estatal. "É glorioso modificar a percepção do mercado de que eu era um profissional acadêmico, vindo da Universidade da Bahia ... Que eu era um "humble" (humilde)", disse.