Título: O Brasil é o país mais promissor da AL, diz executivo da Allianz
Autor: Silvana Orsini/InvestNews
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/11/2004, Finanças & Mercados, p. B-2

"O mercado brasileiro de seguros é extremamente importante para a AGF Seguros. A AGF tem muito a ver com o Brasil. Entre os países da América Latina ele é um dos mais promissores", disse Jan Carendi, diretor responsável pelo Allianz Group nas Américas, que está no Brasil para a comemoração dos 100 anos de AGF no Brasil. "O seguro é uma necessidade para a economia nos países em desenvolvimento", comentou, acrescentando que com o dólar estável (em torno R$ 3,00) o investimento no País é benéfico.

A principal preocupação de Carendi é com os riscos catastróficos. "Esses sim quase anulam as seguradoras. O 11 de setembro foi muito complicado para o mercado de seguros. Nos EUA, o custo do seguro chegou a subir 70%. Na Europa também houve aumento de preço, mas não como nos Estados Unidos", disse Carendi.

No primeiro semestre, na América Latina, a AGF Seguros registrou lucro de ¿ 45 milhões com os seguros de bens e responsabilidade (exceto vida). Desse total, o Brasil é responsável por ¿ 14 milhões.

A subsidiária brasileira encerrou o terceiro trimestre com uma produção de prêmios de R$ 247,9 milhões, um crescimento de 17% na comparação com o mesmo período de 2003. No acumulado dos nove meses, a seguradora registrou prêmios de 769 milhões, queda de 5,6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

O presidente da companhia no Brasil, Max Thiermann, apontou para o desempenho do segmento de automóveis, que teve um crescimento de 34% no trimestre, registrando prêmios de R$ 98,8 milhões. "O crescimento das vendas no setor automotivo, aliado à estratégia utilizada pela companhia de variadas ações de incentivo, resultaram no incremento da carteira", disse. A AGF Equipamentos também registrou um crescimento de 34% entre julho e setembro, alcançando R$ 14,97 milhões. Em porcentagem, o segmento Risco e Engenharia teve a melhor performance, crescendo 100% no trimestre, para R$ 3,01 milhões.

"O resultado positivo se deu em função da retomada da economia e das obras públicas e privadas que estavam paradas. Desde o início do ano, a AGF Seguros vem percebendo o crescimento das cotações de seguros patrimoniais, especialmente na área de construção", explicou.

Para o executivo, o segmento Saúde é o ramo com maior perspectiva de crescimento dentro da companhia em 2005. "Deve crescer 18% em relação a 2004, enquanto outros ramos margearão índices entre 14% e 18%". De janeiro a setembro, a AGF Saúde registrou prêmios de R$ 133,8 milhões, alta de 10,6%. "As empresas deverão aumentar as contratações e como trabalhamos com planos empresariais estamos otimistas".

Para 2005, ano em que a empresa estima crescer entre 14% e 15%, a estratégia é investir na ampliação da atuação regional. "Faremos isso por meio de investimento em tecnologia, uma das marcas do Grupo Allianz em todo o mundo, e no esforço comercial dos corretores, com 3,5 mil ativos".