Título: Interlegis conecta 50% das casas legislativas do Brasil
Autor: Luiz Queiroz
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/12/2004, Telecomunicações & Informática, p. A-12

Senadores, deputados e vereadores estão reunidos em seminário desde ontem em Brasília, para discutir a integração entre Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas e Congresso Nacional através do Interlegis, um programa do Senado Federal e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem o objetivo de financiar a integração e a modernização das casas legislativas do País, pela internet e também por videoconferência.

Em seu discurso de abertura, o senador Romeu Tuma, diretor geral do Interlegis, afirmou que o programa, implantado em 1999, é acessado por cerca de 32 mil parlamentares. "Quem sabe das dificuldades enfrentadas por uma Câmara de Vereadores isolada em um lugar remoto do Brasil, pode imaginar o significado de uma instituição como esta, que possibilita o recebimento gratuito de equipamentos com software livre para acesso à internet e respectivo ingresso na comunidade virtual Interlegis. É a literal abertura para o processo de inclusão digital", disse.

De acordo com o senador, em quatro anos, o programa conseguiu conectar quase 50% das casas legislativas brasileiras (com 2.714 Câmaras de Vereadores e 26 Assembléias Legislativas, além da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o Tribunal de Contas da União. Tuma também ressalta que o número de acessos mensais chega a 140 mil. "Isso prova que devemos valorizar a internet como meio de comunicação adequada para não só fortalecer o processo de construção de leis, como também para integrar os três níveis de poder e dar conhecimento à sociedade das ações dos legislativos", afirmou. Conforme previsões do programa, até julho do próximo ano, 3,2 mil Câmaras de Vereadores (60% do total) terão equipamentos integrados à rede.

Hoje, vereadores provenientes de todos os estados do Brasil irão continuar as discussões sobre os aspectos políticos e tecnológicos do Interlegis, no III Seminário Nacional que acontece no edifício-sede do programa, localizado próximo ao Senado Federal. Na abertura dos trabalhos, os participantes terão oportunidade de saber detalhes das experiências relacionadas aos resultados do programa em algumas Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas do País.