Título: Mantega diz que BNDES não tem plano para Varig
Autor: Gabriela Valente e Reuters
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/12/2004, Transportes & Logística, p. A-13

O novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, disse ontem, em Brasília, que ainda não está definida nenhuma espécie de apoio do banco à Varig.

Hospital de empresas

Ele adiantou que o problema dos funcionários da empresa deve ser considerado pelo governo, mas não confirmou que haja um plano de ajuda do banco para ajudar a resolver a crise na companhia aérea. "O BNDES não é nenhum hospital de empresas", afirmou. Ele também disse que não há nenhuma solicitação oficial para que o banco gerencie o assunto.

Na véspera, o ministro da Defesa e vice-presidente José Alencar apresentou a sindicalistas uma proposta de reestruturação, que prevê a liquidação extrajudicial da empresa e a criação de uma nova companhia baseada na parte saudável da empresa gaúcha. A parte endividada ficaria com o passivo. O estudo prevê uma injeção de US$ 1 bilhão com recursos do BNDES. Mantega negou que haja um valor estabelecido. "As quantias não estão definidas", disse.

Patrimônio negativo

A Varig enfrenta uma longa e grave crise financeira e tinha um patrimônio líquido negativo de 6,6 bilhões de reais em setembro, de acordo com o último balanço trimestral publicado.