Título: BB lança nova linha de consumo em parceria com empresas
Autor: Jiane Carvalho
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/12/2004, Finanças & Mercados, p. B-1

O Banco do Brasil lançou ontem o BB Crediário, uma linha de crédito ao consumidor que poderá ser utilizada apenas em lojas parceiras. O produto, disponível para 14,5 milhões de clientes pessoas físicas do banco que utilizam cartões Visa, financiará a compra de bens ou serviços com valor entre R$ 100 e R$ 10 mil. O financiamento difere de outro produto semelhante - o BB Crédito Material de Construção, lançado em 2003, por dois motivos. Além de usar recursos do banco, e não do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), a modalidade poderá ser usada para financiar a compra de bens e serviços variados como móveis, eletrodomésticos, passagens aéreas, material escolar e até cirurgias.

O BB estima que, no primeiro ano, o produto movimente R$ 500 milhões. No entanto, o vice-presidente de Varejo e Distribuição do BB, Edson Monteiro, está otimista. "Esta é uma previsão modesta pois acredito que possamos atingir R$ 1 bilhão", diz. Juros menores do que os cobrados nas linhas de crédito tradicionais, prazo de carência e facilidade de acesso aos recursos justificam o otimismo do executivo.

A primeira parcela do financiamento deve ser paga 59 dias após a compra. "Além deste período de carência, cobramos um juro mensal de 2,9%, menor do que os praticados no cheque especial, por exemplo", diz Monteiro. "Como o crédito é pré-aprovado, basta que os correntistas do BB se dirijam a uma loja conveniada e utilizem o cartão para financiar a compra."

O executivo do BB também prevê que a iniciativa terá um efeito multiplicador. "Como os juros são mais baixos do que os do mercado, acredito que muitas financeiras que trabalham direto com o varejo possam rever as taxas cobradas", diz Monteiro. "O BB sempre foi um balizador do mercado financeiro e com o novo produto não será diferente."

O BB já fechou o acordo com Ponto Frio, Marabraz, TAM, Kalunga, Casas Bahia e Livraria Saraiva. O cliente do BB poderá financiar 100% do bem e terá até 24 meses para pagar.

As redes que já firmaram o acordo estão otimistas. "Acredito que as vendas poderão crescer 30% por conta da parceria", diz o diretor financeiro da Marabraz, Jamel Fares. "O modelo de financiamento é importante porque para a loja entra como venda à vista, reduzindo os riscos com a inadimplência e aumentando o fluxo de caixa", afirma o diretor de Mercado da regional São Paulo da rede Ponto Frio, Celso Berbereia.