Título: Calote se expande
Autor: Caprioli, Gabriel ; Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 12/04/2011, Economia, p. 14

O tamanho do calote no varejo deve se acentuar nos próximos seis meses. É o que aponta o Indicador de Perspectiva de Inadimplência, divulgado ontem pela Serasa Experian, que analisa as projeções de pagamento dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, a estimativa de não pagamentos cresceu 1,7%, registrando a sétima alta mensal consecutiva do índice. Os resultados vão ao encontro das previsões das autoridades do Banco Central, que já declararam esperar uma guinada para cima dos índices.

Segundo a Serasa, os principais motivos para o resultado foram o encarecimento do crédito ao consumidor, a alta da inflação, o maior endividamento das pessoas e o cenário de crescimento econômico, que será mais modesto que no ano passado. Para o gerente de Indicadores de Mercado da instituição, Luiz Rabi, a expansão da inadimplência exige das pessoas maior atenção antes de ir às compras. ¿A gente percebe que, em termos de crédito, 2011 vai ser um ano bem mais difícil, com taxas mais caras e prazos menores. O momento não é favorável para novas dívidas¿, ressaltou.

Para Rabi, as medidas de restrição ao crédito adotadas pelo BC ainda não refletiram de forma significativa no bolso dos consumidores. ¿O índice de inadimplência está retomando a curva de crescimento, após um longo período de queda. Agora, só nos resta aguardar para ver se as novas regras vão surtir efeito. Elas demandam algum tempo para dar resultados¿, disse.