Título: Megaleilão negociará R$ 130 bilhões
Autor: Raymundo de Oliveira e Luciana Otoni
Fonte: Gazeta Mercantil, 07/12/2004, Energia, p. A-6

Volume coloca a transação do mercado de energia como a maior da internet brasileira. Começa hoje em São Paulo a maior transação comercial da internet brasileira, e uma das maiores já realizadas por meio de pregão eletrônico no mundo todo. Cercado por um aparato de segurança digno de filme de espionagem, o leilão de energia existente tem estimativa de movimentar R$ 130 bilhões com a negociação de cerca 32 mil MW por oito anos e poderá se estender por mais de um dia. O início do pregão será as 10h de hoje e o término é uma incógnita. O simulado que foi realizado na semana passada com técnicos das geradoras começou as 8h e terminou às 22h, sendo que um dos procedimentos previstos no leilão, com duração de 15 minutos por etapa, teve seu tempo reduzido a um terço. Às 9h30 de hoje será divulgado a cotação inicial definida pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e que servirá de partida para os lances que serão ofertados pelas 18 geradoras de energia elétrica habilitadas.

Ontem, foram credenciadas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) cerca de 200 pessoas que vão participar do leilão de hoje para atuar pelas geradoras habilitadas. Eles ocuparão as 18 suítes do hotel Meliá da avenida Nações Unidas preparadas para a realização do megaleilão e estarão sujeitos ao rígido esquema de segurança. Não poderão entrar com telefones, nenhum tipo de computador portátil, canetas, isqueiros e nem mesmo abotoaduras nos punhos. A segurança é para que os representantes das geradoras fiquem completamente isolados. Caso os representantes deixem as suítes, não poderão voltar.

As salas foram equipadas com banheiros e sofás, que deverão ser utilizados caso o leilão continue além de hoje e os representantes terão lanches e refeições à disposiçaõ. A segurança também prevê identificação pelas impressões e o uso de sensores metálicos para evitar a entrada de transmissores em equipamentos levados para as suítes. Para verificar todos os procedimentos, o leilão será auditado pela KPMG.

Três meses de preparaçãoSegundo a CEO da Paradigma, empresa que forneceu a plataforma operacional do leilão eletrônico, Andréa Bodeville, o pregão de energia existente será, seguramente, a maior transação comercial da internet brasileira pelo valor que será comercializado. Segundo ela, o trabalho de desenvolvimento, implantação e testes do programa para o megaleilão de hoje vem sendo feito há três meses e manteve regras tão rígidas de segurança como as adotadas para o leilão de hoje. Andréa afirma que a empresa possui experiência no desenvolvimento de pregões eletrônicos e teve que fazer adaptações ao complexo sistema de algorítmos desenvolvido pelo MME para o megaleilão. Segundo ela, dez funcionários da Paradigma trabalharam no projeto do leilão desde setembro e nas últimas semanas técnicos da CCEE também se incorporaram na implantação física e nos testes para a realização do megaleilão hoje em São Paulo.

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, afirmou ontem em Brasília que a suspensão da liminar que prorrogava até 2015 o contrato de compra e venda de energia elétrica entre as empresas estatais paranaenses Copel Distribuição e Copel Geração não afetará o leilão de energia existente marcado para hoje. "A queda da liminar é uma boa sinalização de que há decisões favoráveis à decisão da Aneel", disse a ministra.

A Agência Nacional de Energia Elétrica argumentou junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a manutenção da liminar poderia provocar um efeito multiplicador e invalidar o leilão de hoje. Às vésperas da realização do leilão, a ministra fez uma breve análise considerando que a operação que será realizada hoje visa conferir segurança aos investidores. "O leilão estabilizará as decisões, assegura que a energia que existe será contratada, que haverá um contrato da energia existente antes de se fazer o leilão de energia para expansão. Não deixaremos mais que a energia seja sucateada porque isso significa deixar a energia sem contrato", afirmou a ministra.

kicker: Início do pregão será às 10h de hoje e o evento poderá se estender por mais de um dia