Título: Diretor do Ibama poderá assumir uma Secretaria
Autor: Luiz Queiroz
Fonte: Gazeta Mercantil, 31/08/2004, Meio Ambiente, p. A-12

Bombardeada de todos os lados por conta da morosidade no licenciamento ambiental para projetos de infra-estrutura, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, estuda um remanejamento na direção do Ibama. Por pressões da Casa Civil da Presidência da República, Marina deverá substituir o atual diretor de Licenciamento e Qualidade Ambiental, Nilvo Luiz Alves da Silva, apontado como um dos responsáveis pelos entraves ao crescimento econômico.

Silva é considerado dentro do governo um técnico competente para o cargo, mas fontes ligadas ao PT e ao Palácio do Planalto afirmam que ele, por questões ideológicas, estaria "atrapalhando" os interesses de outros ministérios ligados à área de infra-estrutura.

A pressão palaciana vem sendo motivada pelo Ministério de Minas e Energia, principal interessado em que a área de meio ambiente seja mais flexível no licenciamento para a construção de hidrelétricas.

A própria ministra, Dilma Rousseff, alertou no último dia 4 de agosto para o risco de apagão no país, caso obras no setor elétrico não estejam concluídas nos próximos anos. A pressão contra o Ministério do Meio Ambiente também ocorre nas áreas de Transportes e Agricultura.

Procurado ontem para falar sobre sua possível exoneração do cargo, Nilvo Alves da Silva, por meio da assessoria de imprensa do Ibama, disse que tal informação não tem fundamento. A assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente também negou que o diretor esteja demissionário.

Fontes ligadas ao instituto garantem, no entanto, que ele será exonerado da função de diretor do Ibama, mas irá ganhar uma secretaria no Ministério do Meio Ambiente - a de Qualidade Ambiental, cujo cargo está vago.