Título: Um dia de ligeira recuperação
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 07/12/2004, Finanças, p. B-1

O dólar subiu em relação a quase o nível mínimo dos cinco últimos anos ante o iene depois que o vice-ministro das Finanças japonês, Koichi Hosokawa, sugeriu que o Japão poderá vender a sua moeda para desacelerar a valorização do iene. "As recentes valorizações do iene não refletem necessariamente os fundamentos das economias", afirmou Hosokawa ontem em entrevista coletiva, em Tóquio.

A cotação do iene aumentou acima dos 102 por dólar no início da manhã de ontem, um nível que Hosokawa identificou em 2 de dezembro como uma preocupação para o Japão. O dólar avançou para 102,58 ienes quase no fim da manhã de ontem em Nova York, segundo o sistema de negociações cambiais eletrônicas EBS. Ele caiu para o patamar mínimo de 101,91 ontem, em comparação com os 101,83 de 2 de dezembro, o mais fraco desde janeiro de 2000.

A demanda por dólar diminuiu neste ano diante das preocupações de que o déficit recorde em conta corrente nos Estados Unidos afete a demanda pela moeda. O secretário do Tesouro americano John Snow sugeriu em entrevista concedida na semana passada que não tentará deter a queda do dólar.

O euro fechou cotado a US$ 1,3410, baixa de 0,0,98%, frente ao dólar. A libra fechou o dia negociada a US$ 1,9389, alta de 0,28% em relação à moeda americana.

O euro está passando por um processo de "overshooting" frente ao dólar e os países asiáticos, europeus e os Estados Unidos devem cooperar para reverter essa tendência, segundo o ministro austríaco das Finanças, Karl-Heinz Grasser.

"Os europeus têm um interesse forte em um euro que esteja de acordo com os fundamentos econômicos", disse a jornalistas ontem antes de uma reunião de representantes das 12 nações da zona do euro.

"Membro excepcional" A Casa Branca chamou o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow, de "membro excepcional" da equipe econômica do presidente George W. Bush, mas negou-se a dizer se o presidente quer que ele permaneça no cargo. "Nós gostamos muito do trabalho que o secretário Snow está fazendo. Ele é um membro excepcional desta equipe", disse nesta segunda-feira o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan. "Nós os manteremos informados quando tivermos anúncios a fazer."