Título: Reuniões com a UE somente no ano que vem
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 07/12/2004, Internacional, p. A-9

As negociações entre a União Européia (UE) e o Mercosul para um acordo de livre comércio continuarão paralisadas até a reunião ministerial marcada para março. Os principais negociadores dos dois blocos estabeleceram, na sexta-feira passada, um calendário para avançar nas negociações e decidiram voltar a se reunir no início do próximo ano para preparar o encontro ministerial previsto para o final do primeiro trimestre de 2005, informou uma fonte da Comissão Européia.

O responsável pelas negociações da Comissão Européia, Carl Falkenberg, e o embaixador brasileiro Regis Arslanian concordaram em uma reunião nos dias 2 e 3 de dezembro no Rio de Janeiro que voltariam a se encontrar no início de 2005, sem definir data e local, revelou a porta-voz de Peter Mandelson, comissário europeu de Comércio.

"No encontro, os dois vão preparar a reunião de ministros dos quatro países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) com o comissário Mandelson, prevista para o final do primeiro trimestre de 2005", destacou a porta-voz Claude Veron-Reville.

O objetivo da reunião do Rio era preparar as próximas etapas da negociação de um acordo de associação e livre comércio, que as partes deram início há cinco anos e cujo final, previsto para outubro passado, adiaram porque não estavam satisfeitas com as ofertas comerciais apresentadas até então. No entanto, apesar de não ter havido decisões, a reunião do Rio foi muito construtiva e ambos negociadores concordaram em seguir os preparativos da negociação.