Título: Consumidores gastam mais
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 31/08/2004, Internacional, p. A-18
O gasto do consumidor norte-americano recuperou-se fortemente em julho, mostraram dados do governo divulgados ontem. Os números apagaram a decepção de junho e alimentaram expectativas de que a economia dos Estados Unidos tenha retomado seu ritmo depois da recente desaceleração.
O gasto pessoal subiu 0,8% após a queda revisada de 0,2% em junho, informou o Departamento de Comércio. A melhora no consumo foi ainda maior, já que o dado anterior de junho mostrava um declínio de 0,7%.
Mas a renda pessoal avançou em um ritmo mais modesto, de 0,1%, ante a alta de 0,2% em junho. O ganho de julho foi a leitura mais fraca desde novembro de 2002.
Analistas ouvidos pela Reuters previam em média uma alta de 0,5% da renda e de 0,7% do consumo, após fortes vendas no varejo e de automóveis no mês passado indicarem que os consumidores superaram a fraqueza de junho. Essa é uma boa notícia para o crescimento do terceiro trimestre, depois da desaceleração no segundo trimestre. Excluindo os efeitos da inflação e tributos, a renda disponível aumentou 0,1%, informou o Departamento.
Em um sinal de que a inflação norte-americana está bem controlada, tanto o índice de preços para o consumidor, quanto o núcleo do índice ficaram estáveis no mês passado.
Os gastos com bens duráveis saltaram 4,1%, após a queda revisada de 3,2% em junho. As despesas com bens não-duráveis avançaram 0,2%, depois do declínio de 0,3% em junho ser revisado para um aumento de 0,2%.