Título: Classes C e D dão maior vigor ao comércio cearense.
Autor: Adriana Thomasi
Fonte: Gazeta Mercantil, 08/12/2004, Gazeta do Brasil, p. B-13

Estimativa da Federação do Comércio aponta 15% de aumento nas vendas neste ano - 2003 amargou recuo de 22%. O comércio de Fortaleza começa a sentir o efeito final de ano. "A estimativa é fechar 2004 com aumento superior 15% nas vendas, comparado ao ano anterior", diz Renata Serra, diretora executiva do Instituto de Pesquisa de Desenvolvimento do Comércio (Ipdc), ligado a Federação do Comércio do Estado do Ceará. Ano passado, o setor encerrou o exercício com recuo da ordem de 22% nas vendas.

Levantamento, que apura o Índice de Expectativa de Compra do Consumidor, de dezembro, revela que 57,33% dos consultados demonstraram a intenção de gastar entre R$ 251 e R$ 499 no mês. O estudo aponta ainda a retomada de consumo das classes C e D - 25,23% e 28,77%, respectivamente, mais animados a gastar, depois de um período de contenção de despesas.

Intenção de gastar

Os constantes aumentos da taxa básica de juros (Selic) e o endividamento da população, em especial no segundo período do ano, parecem não desanimar os consumidores. "A queda do desemprego e retomada do crescimento econômico, são mais fortes", ilustra Renata. Nas compras específicas para o Natal, 55% dos consumidores demonstram ânimo para presentear, enquanto 38,78% afirmam não ter intenção de gastar.

Do global, 17,35 % prevêem superar os R$ 400 em gastos com presentes. O Ipdc identificou ainda que 24,49% pretendem desembolsar entre R$ 51 e R$ 100, outros 20% até R$ 50. A troca de lembrancinhas está nos planos de 44% dos entrevistados, na hora de presentear.

Artigos de vestuário, com 48%, brinquedos (28,89%), calçados e acessórios (23%), CDs e DVDs (14,34%), perfumes (14,14%), celulares (8,69%), artigos de bijuteria (7,47%), livros (6,26%), lideram o ranking para a época. "O Natal mexe com todos os setores" resume Renata.

Compras à vista

O pagamento à vista - cheque, dinheiro ou cartão de débito - foi indicado por 55,36% dos consumidores dispostos a comprar presentes de Natal.

Já 41% dos entrevistados pretendem pagar com cartão de crédito e 1,92% deve recorrer ao cheque pré-datado. A executiva sugere aos empresários estimular os negócios à vista, evitando riscos de inadimplência no início do próximo ano, quando os consumidores enfrentam acumulo de contas. Modalidades de pagamento como carnês, crediário, foram citadas por 10,91% dos consultados.

A pesquisa evidencia ainda que 48% dos entrevistados têm intenção de fazer compras de Natal em lojas de rua, enquanto 36% preferem shopping centers, 16,97% por galerias comerciais e 4,44% por lojas de departamento e/ou supermercados.

O comércio ambulante deverá ficar com pelo menos 10% das vendas do setor neste Natal, O percentual preocupa os empresários que alegam concorrência desleal e direta com "os que pagam impostos e contribuem para a geração de empregos formais na economia".

Estratégias

O estudo do Ipdc aponta ainda que o Índice Atual de Expectativa de Compra do Consumidor, indicando intenção de nos próximos 30 dias alcançou 56,69 pontos - alta de 9,22%, se comparado ao mesmo intervalo do ano passado. As expectativas registradas no período janeiro-dezembro 2003/2004 sinalizam crescimento de 7,13%. Já o Futuro, que mostra a possibilidade de compras para os próximos 11 meses alcançou 66,30 pontos, ou 1,16% superior ao registrado no mesmo período de 2003.

A diretora executiva do instituto observa que a pesquisa retrata apenas "intenções de compra do consumidor", não necessariamente a realização das vendas. "O bom desempenho depende muito das estratégias adotadas pelos lojistas", assinala. O Ipdc entrevistou consumidores potenciais da região metropolitana de Fortaleza, com idade superior a 18 anos, num universo estimado em 1.217.576 pessoas.

Bom desempenho no varejo

Dados do Ipdc revelam que o varejo de Fortaleza registrou expansão de 24,99% no faturamento de outubro passado, em relação a igual mês do ano anterior. "É preciso avaliar que 2003, base de comparação, é muito baixa", alerta Renata Serra.

A alta acumulada nos 10 meses chega a 10,62%.A variação nos últimos 12 meses ficou em 5,66%, ainda conforme pesquisa do Ipdc, ligado a Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio).

O levantamento mostra que lojas de material de construção, com aumento de 30,6%, de departamento (23,81%), supermercados (11,65%) e de eletrodomésticos (9,84%) - essas impulsionadas pelas linhas de crédito à pessoa física - registraram melhor desempenho em outubro, recuperando as perdas relacionadas a fraca performance de 2003.

Decoração em queda

A pesquisa revela ainda que três segmentos não conseguiram superar os números do ano passado - lojas de móveis e decorações, com recuo de 24,55% nas vendas, farmácias e perfumarias (3,84%) e concessionárias de veículos (1,61%).

As vendas à vista corresponderam a 34,14%, enquanto no mesmo período do ano passado representavam 37,25%.As transações com cartão de crédito ficam em 19,7%, próximas ao resultado do mesmo período ano passado (20,25%). Farmácias e perfumarias, lojas de eletroeletrônico, cine, foto e som e eletrodomésticos, lideraram as operações na modalidade.

As operações com cheque pré-datado, equivaleram a15,62%, em outubro, próximo ao registrado em igual intervalo de 2003. As vendas a prestação - faturas, boletos, crediário, carnê, duplicatas, promissórias - ficaram com 26,05% do global, diante dos 22,87% do mesmo período do exercício passado.

A inadimplência de cheques, por sua vez, apresentou queda de 1,68% - em igual intervalo de 2003 o índice era de 1,73%. A média nos últimos três meses ficou em 2,47%.

kicker: 55% dos consumidores demonstram ânimo para presentear no Natal

kicker2: Comércio ambulante deverá ficar com 10% das vendas este mês