Título: Governo e empresários de SC esperam crescimento de 10%.
Autor: Juliana Wilke
Fonte: Gazeta Mercantil, 08/12/2004, Gazeta do Brasil, p. B-13

Gasto médio aumentou. Em 2003, o turista nacional gastou US$ 10,62 por dia e em 2004, o valor foi de US$ 16,57. Florianópolis nunca esteve tão em voga nas mídias nacional e internacional como em 2004. O governo catarinense e os empresários do setor apostam num crescimento de 10% do fluxo turístico na próxima temporada de verão, que começa este mês e vai até o final de fevereiro. Florianópolis recebeu 581.442 visitantes entre janeiro e fevereiro, 61% a mais do que seu número de habitantes, de 360.601 (segundo dados do IBGE em 2002). Os vôos charters programados já somam 826, 45% a mais do que no ano passado, sendo 468 da Argentina, 166 do Chile e 108 do Paraguai, entre outras localidades.

O diretor de Marketing da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendowski, admite que a projeção de 10% de crescimento do fluxo é pequena diante da propaganda. Mas o trade está preocupado hoje muito mais com o poder aquisitivo dos turistas do que com a quantidade deles.

Turistas gastam mais

E o gasto médio tem aumentado. Em 2003, o turista nacional gastava US$ 10,62 por dia e em 2004 este gasto passou para US$ 16,57. Já o gasto do turista estrangeiro foi maior e também aumentou, de US$ 14,35 por dia na temporada de 2003 para US$ 20,67 por dia em 2004.

A busca por pessoas de melhor renda justifica-se também pela saturação da famosa ilha de Santa Catarina. Florianópolis não comporta nem mesmo seus atuais habitantes. A cidade apresenta um sério problema de esgoto que desmistifica a imagem de "paraíso", veiculada em jornais e revistas de grande circulação e internacionais, como reportagem recente do New York Times, e até na atual novela das sete da Rede Globo (Como uma Onda). De cada 10 casas, só 3,5 têm acesso à rede de esgoto, segundo o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF).

Mesmo antes da alta temporada, o número de pontos impróprios para banho nas praias de Florianópolis já é de 16 dos 62 analisados pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), sendo dois na Lagoa da Conceição, um dos mais importantes cartões postais da cidade. A partir de 20 de dezembro a situação piora, à medida que aumenta o movimento de pessoas nos balneários.

Hotéis investem

Mesmo com a precária situação de Florianópolis para atender a própria população mais os turistas, os empresários de grandes empreendimentos estão otimistas. O Jurerê Beach Village, um dos maiores resorts de Santa Catarina, espera aumentar sua taxa de ocupação em 10% e chegar a 90% dos apartamentos lotados na alta temporada. O superintendente da Divisão de Hotelaria do Grupo Habitasul, Marco Aurélio Luciano, diz que a procura por uma vaga no Jurerê Beach Village começou cedo, já no mês de agosto. "Além dos bons ventos da economia e dos incentivos do próprio governo, estamos fazendo investimentos para melhor atender aos turistas, tanto nacionais como estrangeiros".

Estes investimentos são de R$ 500 mil e estão direcionados para a ampliação da área de recreação e recepção. O local para divertimento deverá dobrar de tamanho e toda a área social do hotel será redecorada. Além disso, os apartamentos passarão por uma modificação em que o estilo moderno continua, mas com um visual novo, estilo tropical.

O Jurerê Beach Village costuma ter lotação superior a 80% em todos os feriados e finais de semana, principalmente por causa de paranaenses, gaúchos, paulistas e turistas sul-americanos e europeus. O empreendimento possui 240 apartamentos e 700 leitos.

Reservas em alta

No Costão do Santinho, a expectativa tanto para o fim de ano quanto para o verão é uma ocupação de até 15% maior. As reservas para o fim de ano estão em alta e cresceram cerca de 10% em relação ao ano passado. Os fretamentos têm tido bastante procura, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Este é o quarto ano que o Costão trabalha com vôos charter. Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, além de Brasília contam com os vôos fretados, que são exclusivos para o empreendimento.

O Costão freta vôos exclusivos nessas três cidades. O sistema é econômico, pois as passagens aéreas ficam bem mais baratas nos fretamentos. Além disso, existem conexões de aviões em todo o País para o Costão.

kicker: O Jurerê Beach Village quer chegar a 90% dos apartamentos ocupados

kicker2: No Costão do Santinho, a expectativa é uma ocupação 15% maior