Título: Presidente de Portugal negociará eleição
Autor: Reuters e Bloomberg News
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/12/2004, Internacional, p. A-9
O presidente de Portugal, Jorge Sampaio, se encontrará com líderes partidários na próxima quinta-feira, para discutir a dissolução do Parlamento e a realização de eleições antecipadas, afirmou na sexta-feira uma fonte presidencial. A dissolução é um primeiro passo para substituir o governo do primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, que assumiu há quatro meses, em substituição a José Manuel Durão Barroso, que desde o último dia 22 é presidente da Comissão Européia.
Pela Constituição, o presidente tem que ouvir os partidos presentes no Parlamento e o Conselho de Estado, um órgão consultivo, antes de dissolver a assembléia. Na terça-feira, Sampaio afirmou que planejava discutir a dissolução do Parlamento, provocando uma crise política no país.
A previsão é de que as eleições devem acontecer no começo de fevereiro. Os meses de Santana Lopes como premiê foram marcados pela renúncia de um ministro considerado chave e a queda nos níveis de popularidade.
Mas o Parlamento votará sobre a proposta de orçamento do governo para 2005 esta semana, conforme planejado, informou o gabinete do primeiro-ministro.
A decisão de continuar com a votação sobre o orçamento, programada para e hoje e amanhã, foi a medida mais responsável a se tomar, disse um porta-voz do primeiro-ministro.