Título: Jaqueline Roriz volta à Câmara
Autor: Medeiros, Luísa
Fonte: Correio Braziliense, 12/04/2011, Cidades, p. 36

A deputada federal Jaqueline Roriz (PMN) voltou na manhã de ontem ao trabalho depois de ficar dois dias internada em um hospital particular na 613 Sul. A parlamentar chegou ao seu gabinete ¿ o de número 408, localizado no Anexo 4 da Câmara dos Deputados ¿ por volta das 11h40 e saiu para o almoço cerca de uma hora depois. Enquanto esteve na Casa, ela resolveu pendências administrativas e despachou documentos. Jaqueline disse que ainda está se recuperando da infecção renal e que continuará tomando antibióticos até o fim da semana. A deputada não retornou no período da tarde.

Seguindo os conselhos de seus advogados, não falou sobre as investigações que correm contra ela na Corregedoria e no Conselho de Ética da Câmara. ¿Eles me orientaram que esse não é o momento para falar¿, reforçou. A deputada foi flagrada, ao lado do marido, Manoel Neto, recebendo caixa dois do delator do suposto esquema que resultou na deflagração da Operação Caixa de Pandora, Durval Barbosa. A gravação foi feita durante a campanha eleitoral de 2006, mas só ganhou publicidade em 4 de março deste ano. A parlamentar é acusada também de usar irregularmente parte da cota da verba indenizatória paga pela Casa para arcar o aluguel do escritório político dela, localizado no Setor Comercial Sul. O dono da sala é seu próprio marido.

Na última quinta-feira, Jaqueline sentiu-se mal no gabinete, teve febre e calafrios, e foi levada ao Departamento Médico da Câmara. Após fazer um exame de sangue, a equipe constatou que a deputada estava com uma infecção no trato urinário, que já tinha atingindo os rins, chamada pielonefrite. Recomendaram que ela permanecesse sob observação por um período de 48 horas. A deputada ficou internada no hospital Home Ortopédico e Medicina Especializada e recebeu alta no sábado passado.

Silêncio Apesar de estar se sentido melhor, Jaqueline disse estar ¿fraca¿. ¿Estou melhor, mas ainda continuo me tratando com antibiótico até sexta-feira. Ainda devo ficar mais alguns dias de repouso porque a infecção atingiu os rins, e isso requer cuidado¿, contou. ¿Espero cada dia estar melhor¿, comentou ao assinar papéis no gabinete. ¿Despachei documentos e resolvi coisas administrativas¿, afirmou ela sobre as atividades realizadas na manhã de ontem. Antes de ir à Câmara, a deputada participou de uma reunião com assessores e advogados, mas o assunto nem o local foram divulgados.

Jaqueline tem até amanhã para apresentar a defesa da representação protocolada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), na Corregedoria. A entidade sindical pediu que o órgão investigue o recebimento do recurso não contabilizado na campanha de 2006. Os advogados devem seguir a mesma linha: a de que o processo não precisa seguir na Corregedoria porque o Conselho de Ética já apura o caso. O PSol também representou contra a deputada, pedindo essa investigação. O corregedor da Câmara, Eduardo da Fonte (PP-PE), irá elaborar um único parecer ainda sem data para conclusão.

O relator do caso de Jaqueline no Conselho de Ética, Carlos Sampaio (PSDB-SP), aguarda o fim do prazo de defesa ¿ de cinco sessões ordinárias ¿ para começar a recolher documentos e depoimentos de testemunhas. Ele adiantou que deverá chamar Jaqueline, o marido, Manoel Neto, e Durval Barbosa para colaborarem com a investigação.