Título: Serra anuncia mudanças estruturais
Autor: Wallace Nunes
Fonte: Gazeta Mercantil, 09/12/2004, Política, p. A10
O prefeito eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), anunciou ontem os nomes de quatro novos integrantes do seu futuro governo. Ele também divulgou a extinção da Secretaria de Comunicação, área que será coordenada por uma assessoria, e a criação de um novo órgão para o gerenciamento do trânsito.
Para a assessoria de Comunicação, que deixa o status de secretaria, foi definido o jornalista Sérgio Kobayashi, que coordenou a área de infra-estrutura na campanha. "Tenho a missão de fazer a liquidação da Secretaria de Comunicação. A secretaria como está atualmente é um órgão burocratizado, com chefia de gabinete, assessoria jurídica e técnica. Isso já existe na Secretaria de Governo", disse Kobayashi.
O nome oficial do posto ainda não foi escolhido. Kobayashi afirmou que poderá ser uma assessoria, uma secretaria-executiva ou ainda uma coordenadoria.
Na área de transportes, para a presidência da SPTrans foi indicado o engenheiro formado pelo Instituto Tecnológio da Aeronáutica (ITA), Ulrich Hoffmann. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) será presidida pelo engenheiro Roberto Salvador Scaringella, fundador e primeiro presidente da companhia, no período de 1976 a 1982.
Ao lado do futuro secretário de Transportes, Frederico Bussinger, Serra apresentou uma reformulação no setor de transportes, com a criação do Grupo Executivo da Mobilidade (GEM), que será responsável pela integração e coordenação das ações de trânsito e transporte. Para presidir o grupo o prefeito eleito escolheu o engenheiro Rogério Belda, atualmente assessor da diretoria de planejamento do metrô e vice-presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Belda afirma que será um "gerente de contato entre o secretário de Transportes, a Companhia de Engenharia de Tráfego e a SPtrans com grupos que serão formados para elaborar projetos específicos de melhoria no transporte municipal".
Os três novos secretários se somam aos outros quatro indicados na semana passada: o professor e doutor em Economia, Francisco Vital Luna, na Secretaria de Planejamento; o administrador de empresas e auditor fiscal Mauro Ricardo Machado Costa, na Secretaria de Finanças; o mestre em Engenharia Elétrica e Administração de Empresas, Frederico Victor Moreira Bussinger, na Secretaria de Transportes e o procurador de Justiça Luiz Antonio Guimarães Marrey na Secretaria de Negócios Jurídicos.
Mudanças estruturais
Com o objetivo de realizar uma reforma administrativa no município, Serra anunciou também mudanças em diversos setores da prefeitura. A primeira alteração foi a transferência das funções da Secretaria de Finanças -como o Orçamento- para a de Planejamento. A Secretaria de Infra-Estrutura Urbana será responsável pelo projeto, gerenciamento e execução de empreendimentos hoje pulverizados em outras pastas.
Três diretorias que estão atualmente subordinadas à Secretaria de Serviços e Obras -responsáveis por viadutos, pavimentação e microdrenagem- passarão para a pasta, que concentrará as principais obras da cidade. Já a Secretaria de Serviços e Obras -responsável pela limpeza urbana-, perderá diretorias, mas ganhará o comando da iluminação pública, hoje com a Infra-Estrutura, concentrando a gestão dos serviços municipais. A pasta de Relações Internacionais, montada na atual gestão, será extinta. Suas funções ficarão a cargo do gabinete do prefeito e da nova agência de desenvolvimento. A secretaria de Abastecimento será eliminada.