Título: Um estado pronto para acolher investimentos
Autor: Ângelo Castelo Branco
Fonte: Gazeta Mercantil, 31/08/2004, Relatório, p. 1

Alagoas exibe potencialidades especiais para alavancar empreendimentos de agronegócios, indústria, turismo e serviços. O Estado de Alagoas está dando uma virada na pauta econômica do Nordeste. Transforma-se, a largos passos, numa verdadeira vitrine de possibilidades de negócios e oportunidades de investimentos, a partir de uma agenda meticulosamente concebida com o objetivo de resgatar a sua sólida vocação desenvolvimentista.

O roteiro vislumbrado nas políticas públicas praticadas pelo governo do estado resulta, efetivamente, de um amplo entendimento com a iniciativa privada e a sociedade civil na busca de um quadro sócio-econômico desejado por todos os alagoanos. O propósito é retomar o ritmo histórico de crescimento e resgatar a posição invejável de um estado com potencialidades e características únicas e peculiares em agronegócios, indústria, turismo e serviços.

Em seus 27 mil quilômetros quadrados, 250 quilômetros de praias mornas e mansas, 208 quilômetros de leito do rio São Francisco, 17 lagoas que fascinam ainda mais as paisagens e 2,8 milhões de habitantes, o Estado de Alagoas vive agora uma fase dourada e estimulante no ranking das oportunidades e de crescimento econômico.

Obras aceleradas

O cenário do desenvolvimento começa com o ritmo acelerado das obras em seu novo aeroporto, com capacidade para 1,2 milhão de passageiros e uma pista de 2,6 mil metros. Nada menos do que 1,5 mil quilômetros de rodovias estão sendo pavimentados, numa malha viária moderna, com 2,3 mil quilômetros de extensão.

Alagoas avança na utilização de gás natural com a empresa Algás, cuja canalização chega à indústria, hotelaria e condomínios residenciais. O parque sucroalcooleiro participa ativamente da formação econômica alagoana com o dinamismo de suas 28 usinas de açúcar e 23 destilarias de álcool. Elas são responsáveis por 83% das exportações do estado.

A rede hoteleira disponibiliza 25 mil leitos, inclusive em regiões de rara beleza natural. O pólo multifabril, a 8 quilômetros de Maceió, é considerado um dos mais bem dotados da América do Sul e nele funciona a Central Integrada de Efluentes Líquidos e Resíduos de acordo com as mais rigorosas normatizações internacionais.

A nova regulamentação da lei de Incentivos Fiscais praticada pelo governo de Alagoas é considerada uma das mais atrativas da região. Oferece incentivos por similaridade, permitindo que a empresa alagoana goze dos mesmos benefícios usufruídos por qualquer outra empresa similar no Nordeste. Implementa-se no estado o arranjo produtivo do setor químico de plástico e o que se pretende é aproveitar a situação privilegiada de Alagoas a partir das suas enormes reservas de salgema - 3 bilhões de toneladas.

O Canal do Sertão está em construção e com seus 200 quilômetros de extensão irá beneficiar 42 municípios, viabilizando a implementação de projetos de agricultura irrigada, piscicultura e pecuária, em pleno semi-árido.

Muita água

Em parceria com o governo federal, a administração estadual contabiliza investimentos no sistema de abastecimento para Maceió denominado Projeto Pratagy. Em direção ao Sul, o território alagoano está pontilhado de plantações de coqueiros e fruticultura graças ao crescimento e à influência do pólo de aqüicultura.

O Baixo São Francisco tem 60 mil hectares de áreas de várzeas com clima quente e recursos hídricos abundantes, sendo capaz de produzir 6 mil toneladas anuais de tilápias e camarões. Em Porto Real do Colégio, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), monta um Centro de Referência em Aqüicultura. Aliás, o rio São Francisco oferece 300 mil hectares de área agricultável em Alagoas.

A bacia leiteira está nivelada ao que de mais moderno existe no Brasil e ocupa mais de 4 mil quilômetros quadrados.

Credibilidade e parceriaO governador Ronaldo Lessa admite que o estado está vencendo o desafio de restabelecer a credibilidade, sobretudo ao intensificar a parceria com o setor produtivo para assegurar o desenvol-vimento sustentável.

Este novo e envolvente perfil estadual não se limita a injetar apenas esperança à sua gente. Trata-se, na realidade, de um quadro que além de animar a população alagoana, começa a atrair investidores do País todo e do exterior, movidos pelas imensas potencialidades deste estado em intensa e consistente transformação.