Título: Vídeo para Câmara
Autor: Taffner, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 14/04/2011, Cidades, p. 34

O ministro Joaquim Barbosa, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga a deputada Jaqueline Roriz (PMN), autorizou o compartilhamento com a Câmara dos Deputados do vídeo em que a parlamentar recebe dinheiro do ex-secretário de Relações Institucionais do DF Durval Barbosa. A decisão, tomada ontem, atende a pedido da Câmara, que abriu procedimento administrativo para investigar Jaqueline por quebra de decoro parlamentar.

A iniciativa de Joaquim Barbosa vai ao encontro da recomendação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que orientou o Supremo a enviar a gravação ao parlamentares que investigam o caso. De acordo com o despacho do relator, ¿o vídeo contém gravação clandestina, realizada por um dos interlocutores ¿ Durval Barbosa, inexistindo obrigação de guardar segredo, por não conter dados da intimidade da investigada¿.

Em 11 de março, Jaqueline Roriz também pediu ao ministro Joaquim Barbosa a apresentação do vídeo em que se baseia a denúncia do recebimento de dinheiro ilícito. Barbosa ainda não se manifestou sobre o assunto.