Título: Vale ajuda cidades capixabas a planejar o desenvolvimento
Autor: Nilo De Mingo
Fonte: Gazeta Mercantil, 06/12/2004, Gazeta do Brasil - P.ALEGRE, p. B-14

Programa Cidade Vale Mais orienta a cultura, conhecimento, inovação, gestão pública, social e o empreendedorismo. O ditado "é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe" virou regra para a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), no Espírito Santo. Há quatro anos ela desenvolve o programa Cidade Vale Mais, que começou com um município e hoje conta com 13. O projeto consiste em ajudar a cidade a desenvolver o seu planejamento para que possa atrair investimentos e crescer de forma sustentável - melhorando a qualidade de vida da população.

"Por ser uma grande empresa, a Vale sempre foi muito cobrada aqui no Espírito Santo. Se o município precisava de uma escola vinha até a Vale, pedia e ganhava. Se o cidadão precisava de uma dentadura, vinha até a Vale, pedia e tinha o que queria. Com o tempo aprendemos que se, ajudássemos o município a fazer o seu planejamento, essa dependência, não só em relação a Vale, iria diminuir e até mesmo acabar", explica o coordenador de Relações Institucionais da empresa, Luiz Soresini, à frente do programa.

O Cidade Vale Mais na realidade surgiu de forma embrionária no Maranhão no final da década de 90, mas foi no Espírito Santo, no município de Cariacica, na região metropolitana da Grande Vitória que ele se desenvolveu e se consolidou. Além de Cariacica, ele está sendo desenvolvido nos municípios de Colatina e Viana e também num consórcio envolvendo dez municípios da região Serrana capixaba. Há também um pedido do governo do estado para que a Vale faça o mesmo com municípios da região do entorno do Caparão, Sul do Estado e divisa com Minas.

"A Petrobras, pelo que sei, também está iniciando um trabalho semelhante nos municípios do litoral capixaba, face ao potencial petrolífero e que gera royalties para esses municípios. É preciso, portanto, ajudar esses municípios a planejarem o seu futuro e a aplicarem corretamente os recursos que vierem com a implantação de novos empreendimentos", diz Soresini.

Metas

O programa para o desenvolvimento de regiões é calcado em seis pontos: planejamento, fortalecimento da cultura local, gestão do conhecimento e da capacidade de inovação, comprometimento com a gestão pública compartilhada, fortalecimento do capital social local e fomento do empreendedorismo das atividades produtivas. O programa tem ainda a característica de ser participativo, educador e mobilizador.

Envolve não só o poder público, mas também lideranças comunitárias, empresários e demais segmentos da sociedade civil organizada. "As lideranças entenderam a responsabilidade social da Vale e absorveram a linguagem do processo e a companhia percebeu que essa era a melhor forma de se relacionar com a comunidade",diz Luiz Soresini.

Em Cariacica, município com cerca de 323 mil habitantes e a menor receita orçamentária per capita da região metropolitana - apenas R$ 222 de investimento por habitante, enquanto Vitória, a capital do Estado, tem o maior R$ 1.200,00. Município pobre, com poucos investimentos, muitos problemas sociais e o que é pior sem a menor perspectiva de atrair empresas e investimentos para alavancar o seu desenvolvimento. Essa situação começou a se reverter depois que o Cariacica Vale Mais, nome que o programa ganhou no município, passou a ser implantado. A Vale não deixou de ajudar, mas foi aos poucos mobilizando as comunidades, lideranças, políticos e o Poder Público e os resultados já aparecem.

A Hidremec, fabricante de dormentes de aço para ferrovias, está se instalando no município. A francesa Margotaux, que produz esferas de aço utilizadas na moagem do minério de ferro, estuda a possibilidade de instalar uma unidade em Cariacica. Um pólo de confecções e outro do setor moveleiro também estão em implantação.

Também são resultados desse programa: a elaboração do Plano Diretor Urbano, a modernização da Prefeitura de Cariacica, a instalação do Conselho de Desenvolvimento e a produção de um pacto ao desenvolvimento da região.

O programa Cariacica Vale Mais identificou, segundo Luiz Soresini, 67 projetos para serem desenvolvidos e para a surpresa de todos, 49 deles não dependiam do governo para se desenvolverem e sim da sociedade, desde que organizada. O prefeito do município, Aloízio Santos (PSDB), em cuja administração o programa começou a ser desenvolvido, diz que o Cariacica Vale Mais, estabeleceu as diretrizes para o planejamento estratégico do município até 2022.