Título: Traçando o caminho para...
Autor: Sérgio Pardellas e Sérgio Prado
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/12/2004, Primeiro Página, p. A1
O Desenvolvimento ficará a cargo do ministro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Jaques Wagner. Nos últimos dias, os dois pilotaram reuniões com os ministros da Agricultura, Trabalho, Reforma Agrária, Planejamento, Fazenda, Turismo e Ciência e Tecnologia com o objetivo de definir as metas para 2005 no setor. Já o Secretário-Geral da Presidência, ministro Luiz Dulci, e o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, falarão sobre as ações na área social. E o chefe da Secretaria de Comunicação de Governo, Luiz Gushiken, irá relatar as ações dos ministérios da Justiça, Defesa e Relações Exteriores.
Cada coordenador terá 30 minutos em média expor suas idéias. O presidente Lula será o primeiro a falar. Em seguida, representantes do Ipea e do IBGE, discorrerão sobre as perspectivas de crescimento para 2006 com base em indicadores socio-econômicos. O crescimento de 5,3% do PIB (até setembro) e as ações nas áreas sociais serão ressaltados. Em seguida, no rastro das boas notícias da área econômica, falará o ministro da Fazenda, Antonio Palocci.
Sobre reforma ministerial, pouco ou quase nada será debatido, dizem assessores de Lula. Até para não melindrar os possíveis candidatos a desembarcar da Esplanada. Afinal, se o lema será trabalho e realizações, a equipe deve estar motivada.
Apenas seria reforçada a necessidade do governo de coalizão. Mas há no governo quem aposte que a reforma "sem pressa", anunciada pelo presidente, não será tão ampla como se previa. Apenas para dar mais espaço ao PMDB, ao PP e a deputado João Paulo Cunha (PT-SP), quando deixar, no próximo ano, a presidência da Câmara. Se a reunião seguir este roteiro, ficará frustrada a expectativa, criada pelo próprio Planalto, de que o encontro já teria os novos titulares da Esplanada. Sérgio Pardellas e Sérgio Prado