Título: Agência do Banco do Brasil em Xangai
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 13/04/2011, Política, p. 2/3

» Denise Rothenburg Enviada especial

Pequim ¿ O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, anunciou que, dentro de quatro ou cinco anos, a instituição financeira irá aumentar de 2% para 10% a receita decorrente de negócios no exterior e, como parte desse processo, é que foi efetivada a compra do EuroBank, com sede na Flórida (EUA). O banco americano tem uma rede de três agências localizadas nas regiões de Coral Gables, Pompano Beach e Boca Raton. ¿Faz parte da estratégia de expansão da participação no exterior na receita do banco. E a aquisição é uma maneira mais rápida de crescimento¿, disse.

Bendine aproveitou ainda a visita da presidente Dilma para tratar da abertura de uma agência do Banco do Brasil na China. ¿Nós entramos com o pedido de transformação do escritório de Xangai em agência, mas o processo leva cerca de 90 a 120 dias. Feito isso, vem a segunda etapa, porque, pela legislação só podemos operar em moeda local depois de três anos instalados como agência¿, disse ele, que hoje já tem essa autorização para operar no Japão.

Xangai é o maior centro financeiro chinês e a ideia do Banco do Brasil é instalar a agência para dar suporte aos empresários brasileiros que investem no pais. ¿Será uma atuação mais corporativa¿, afirmou Bendine.