Título: José Mentor adia a apresentação do relatório
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/12/2004, Política, p. A7

O capítulo final da CPI do Banestado foi adiado para a semana que vem. A comissão reuniu-se ontem para conhecer o relatório elaborado pelo deputado José Mentor (PT-SP), que pede o indiciamento das pessoas acusadas de enviar ilegalmente recursos para o exterior. Só que Mentor, alegando falta de tempo para imprimir o relatório - são cerca de 650 páginas de texto principal, além de 350 páginas de anexos - não compareceu.

O presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), remarcou a reunião para a manhã de terça-feira. "Trabalhamos três finais de semana no relatório, estou há dois dias sem dormir, junto com meus assessores. O relatório ficou pronto às 7 horas da manhã de hoje (ontem)", justificou Mentor.

Diálogo amigável

O parlamentar petista fez questão de ir pessoalmente ao gabinete do senador tucano para mostrar o relatório, perto das 13 horas, duas horas depois do horário marcado para o início da sessão. Mentor não quis adiantar nenhuma informação sobre seu texto, nem quantas pessoas são citadas no documento. Brincou que são muitas, mas não disse o número. Também desmentiu que estivesse sofrendo qualquer tipo de pressão para retirar ou incluir nomes no relatório. "Tem que ter coragem para fazer isso", garantiu Mentor.

Os integrantes da CPI solicitaram o acesso ao relatório antes da sessão de terça. Acreditam que um prévio conhecimento do texto possibilitará a quebra dos prazos regimentais e a aprovação do relatório na semana que vem.

Ultimato

Os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP) já deram um ultimato à CPI, colocando os trabalhos do Congresso como prazo final para funcionamento da Comissão mista. "Sabemos, de antemão, que não há como encerrar os trabalhos legislativos no dia 15 de dezembro. Sendo assim, teremos até o dia 23 de dezembro tempo suficiente para analisar e aprovar o relatório na CPI", apostou o senador tucano Antero Paes de Barros.

kicker: São cerca de 650 páginas de texto principal, além de 350 páginas de anexos