Título: Sobe venda de medicamento livre de receita
Autor: Iolanda Nascimento
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/12/2004, Indústria & Serviços, p. A10

Faturamento atinge R$ 4,4 bilhões. O mercado brasileiro de medicamentos isentos de prescrição médica (Mips) mostra sinais de recuperação este ano, depois de acumular perdas em volume a partir de 1997. Conforme balanço da Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip), o aumento deverá ficar um pouco abaixo dos 5%, atingindo cerca de 429 milhões de unidades (em caixas) comercializadas. Em 2003, foram 418 milhões de unidades ante as 457 milhões de 2002 e as 553 milhões de 1996.

O faturamento cresce mais em 2004: em torno de 10%, alcançando R$ 4,4 bilhões, aproximadamente 30% da receita total do mercado farmacêutico nacional. O presidente da Abimip, Carlos Bara, afirmou que a recuperação decorre, principalmente, da reativação da economia do País.

A previsão de crescimento do setor farmacêutico brasileiro para este ano é de 15% em valor e de 10% em unidades, de acordo com estudo recente da Lafis - Consultoria, Análises Setoriais e de Empresas. Bara disse que o segmento não acompanhou essa elevação porque a redução de renda e o desemprego ainda impedem o maior acesso da população a esses medicamentos. "As pessoas só consomem quando precisam mesmo." Segundo Bara, este também é um dos mercados mais competitivos da indústria, que aplicou aos Mips reajustes abaixo aos dos remédios com preço controlado.