Título: O nível de atividade cai 0,4% em outubro
Autor: Samantha Lima
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/12/2004, Indústria & Serviços, p. A10
Os indícios de que a produção industrial começou a se estabilizar, identificados nos recentes levantamentos do setor, foram reforçados com os dados da pesquisa de Produção Industrial Mensal, divulgada ontem pelo IBGE. Em outubro, pelo segundo mês consecutivo, houve retração, de 0,4%, na produção, depois dos seis altas seguidas, entre fevereiro e agosto, de 7,5%. Em setembro, a queda foi de 0,2%.
"Não podemos classificar a segunda queda seguida de retração da indústria. O que está ocorrendo é uma fase de estabilização do crescimento acelerado que houve desde o fim do ano passado. A pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), por exemplo, mostra que os empresários vão investir, o que mostra o otimismo do setor", disse Sílvio Sales, coordenador da pesquisa.
A inversão de mão no crescimento da indústria coincide com a decisão do Comitê de Política Econômica de voltar a elevar a taxa de juros. Para o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), no entanto, a queda na produção foi anterior à elevação dos juros, o que, segundo a entidade, refuta o argumento de que a taxa é elevada para desaquecer a economia.
Os segmentos que mais cresceram anteriormente tiveram as maiores quedas, reforçando a tese de acomodação, disse Sales. até outubro, o aumento foi de 8,3%, ante o crescimento zero de 2003. Na comparação com outubro do ano passado, a expansão foi de 2,7%