Título: Vasp reduz participação no setor
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/12/2004, Transporte & Logística, p. A11
A Vasp, que atravessa grave crise financeira, viu sua participação no mercado nacional de aviação cair 1,4% em novembro, de acordo com números do Departamento de Aviação Civil (DAC) divulgados ontem.
A companhia aérea transportou 32,9 mil passageiros no mês passado, comparado a 236,1 mil passageiros em novembro de 2003. Os problemas na Vasp começaram no final de setembro, com a parada de aviões por problemas de manutenção e greves por atraso de salários aos empregados. Em outubro, o market share da empresa era de 4,5%.
No final de novembro, a Vasp - terceira maior empresa aérea do Brasil - anunciou que cortaria seu quadro de aeronautas pela metade, para 400 pessoas, em licença não-remunerada, em decorrência da frota reduzida a apenas sete aviões. Na ocasião, a assessoria da empresa informou que dos 40 destinos atingidos no começo de 2004 restaram apenas 13.
No início deste mês, a Infraero decidiu que a Vasp somente poderá voar se fizer pagamento diário das taxas aeroportuárias, em dinheiro ou cheque administrativo, após a emissão de dois cheques sem fundos pela companhia ao órgão responsável pelos aeroportos no país.
Participação no mercado
Os dados do DAC apontam que enquanto a Vasp encolheu, TAM e Gol ampliaram suas posições em novembro sobre o ano passado.
A TAM, líder no mercado doméstico, ficou com 39,2% dos passageiros transportados, ante 34,9% um ano antes. A Gol passou de 19,1% para 23,9% na mesma base de comparação.
A Varig teve fatia de mercado de 33,4% no mês de novembro, o que representou uma queda de pouco menos de 1 ponto percentual em relação ao ano anterior.