Título: Plataforma Microsoft sustenta projeto da Câmara dos Deputados
Autor: Vicente Vilardaga
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/12/2004, Telecomunicações & Informática, p. A12
O Centro de Informática da Câmara dos Deputados (Cenin) decidiu adotar a plataforma Microsoft no seu projeto de certificação digital, que tem como objetivo garantir a autenticidade dos documentos que circulam internamente e também entre a casa legislativa e os órgãos do governo. No próximo ano, todos os 15 mil usuários da Câmara, começando pelos 513 deputados, poderão assinar digitalmente suas mensagens. A certificação, emitida por autoridades filiadas à Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), será adotada no correio eletrônico, no controle de tarefas administrativas e no apoio à proposição de leis.
O projeto envolveu a instalação do Windows Server 2003, em substituição à versão Exchange Server 5.5, em três servidores que emitem os certificados digitais usando aplicações disponíveis no próprio sistema operacional. Além disso, outros nove servidores, com o Server 2003, foram destinados para os serviços de e-mail e caixa postal. Nas cinco mil estações de trabalho da Câmara foi instalado o software de correio eletrônico Microsoft Outlook 2003. A atualização da base Microsoft demorou um mês.
"Hoje, não existe na Esplanada dos Ministérios nenhum outro órgão que ofereça a certificação digital nas mesmas proporções que a Câmara", afirma Luiz Antônio Souza da Eira, diretor do Cenin. O centro de informática da Câmara está preparando uma campanha interna que orientará os usuários sobre o uso e os benefícios da assinatura eletrônica. Um portal na internet, em fase de desenvolvimento, permitirá que os deputados acompanhem à distância, os processos nas comissões temáticas com a segurança da certificação digital.