Título: Brasília na briga pela montadora de Ipads
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 15/04/2011, Politica, p. 4

Segundo o GDF, cidade tem estrutura e interesse em receber empresa chinesa especialista em fabricar tablets

A grande vantagem é o mercado consumidor que temos, sem contar que Brasília, do ponto de vista logístico, tem posição invejável, no centro do país e com saídas rápidas para o Atlântico e o Pacífico" Gastão Ramos, secretário de Ciência e Tecnologia do DF Dois dias depois de a empresa Foxconn anunciar que começará a produzir o Ipad no Brasil até o fim deste ano, o Governo do Distrito Federal anunciou ontem que entrará na disputa para sediar a fábrica dos tablets da marca Apple. Em entrevista, o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gastão Ramos, avisou que Brasília ¿tem total interesse¿ em receber o investimento estimado em US$ 12 bilhões.

De acordo com o secretário, a cidade oferece a estrutura adequada para a fábrica, no Parque Tecnológico Capital Digital, próximo ao parque da Água Mineral. ¿A grande vantagem é o mercado consumidor que temos aqui, sem contar que Brasília, do ponto de vista logístico, tem uma posição invejável, no centro do país e com saídas rápidas para o Atlântico e o Pacífico¿, afirmou.

Segundo ele, as tratativas sobre a possível instalação da fábrica de Ipads no Brasil deverão ser intensificadas na semana que vem, depois que a comitiva brasileira, liderada pela presidente Dilma Rousseff, retornar da China. ¿O governador Agnelo Queiroz tem uma audiência com o ministro Aloizio Mercadante (de Ciência e Tecnologia) e certamente debaterá esse assunto¿, diz o secretário.

Dilma se encontrou na última terça-feira, na China, com o presidente da Foxconn, Terry Gou, responsável pela produção dos tablets. Na ocasião, ele avisou que a empresa deve começar a montar suas instalações no Brasil a partir de novembro.

Gastão Ramos afirmou que Brasília apresentará suas condições e vantagens para se oferecer oficialmente como possível sede da montadora de Ipads no país. As empresas instaladas no complexo do Capital Digital, cujos primeiros prédios já estarão construídos e em funcionamento até junho de 2012, segundo o secretário, receberão incentivos fiscais. ¿Uma eventual vinda da fábrica dará impulso para um maior desenvolvimento econômico do DF. Gerará emprego e renda¿, observou.

Relevância Com área de 123 hectares, o Parque Tecnológico Capital Digital vai sediar empresas, escolas técnicas, laboratórios, além do Datacenter do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. O GDF espera atrair, até 2014, dez empresas de relevância internacional. Grupos de informática, como Microsoft, Intel e Oracle já teriam demonstrado interesse em montar unidades de produção no local.

Questionado se o complexo estará pronto a tempo de abrigar a fábrica de Ipads, caso a empresa escolha o DF, Gastão Ramos afirmou que até julho os editais referentes aos terrenos estarão abertos. ¿Ninguém implanta uma fábrica desse nível em curto prazo. Demora pelo menos um ano e meio para se estabelecer. Todo o empreendimento precisa de planejamento e programação. Por isso, há totais condições de a fábrica se instalar em Brasília¿, defendeu.

Especialista em componentes Fundada em 1974, em Taiwan, a Foxconn é uma das maiores fabricantes de componentes eletrônicos e de computador no mundo. Entre os produtos mais comercializados estão Ipod, Ipad e Iphone, da Apple; Playstation, da Sony; Wii, da Nintendo; Xbox 360, da Microsoft; além de telefones celulares.