Título: "Detector" de subversão
Autor: Edson Luiz
Fonte: Correio Braziliense, 15/04/2011, Política, p. 6

Entre os documentos do Centro de Informação e Segurança da Aeronáutica (Cisa) está uma espécie de manual de reconhecimento de campos de treinamento de guerrilha rural, produzido pelo Exército. Um dos itens principais era a localização dos empreendimentos, normalmente próximos a regiões onde existiam contestação de posse de terras, conflitos, posseiros, grileiros e empresas extrativistas. Além disso, a presença da guerrilha poderia estar onde não havia a existência do Poder Público, ou em locais de difícil acesso.

No manual, o Centro de Inteligência do Exército (CIE) explica que uma das maneiras de perceber indícios da presença de guerrilheiros é quando há, em determinadas regiões, de uma hora para outra, pessoas com bom nível intelectual, destoando da população nativa. Para montar um campo, ensina o documento, o guerrilheiro pode comprar a terra ou adquirir o título legalmente, manter atividades agrícolas normais, inclusive com finalidade econômica.

O texto alerta, adicionalmente, que é necessário observar aspectos sobre o indivíduo suspeito para saber que ele irá montar um centro de treinamento. Entre eles está a compra de grande quantidade de munições, a proibição de colonos entrarem na casa principal e a presença de muitos ¿parentes¿ (EL).