Título: Começa hoje avaliação das universidades
Autor: Edna Simão
Fonte: Gazeta Mercantil, 01/09/2004, Nacional, p. A-4
Começam a ser aplicadas hoje as novas regras de avaliação das universidades públicas e privadas de todo o País. Até o final do ano, as universidades deverão apresentar ao governo uma auto-avaliação de seus cursos. Caso não esteja dentro da qualidade esperada pelo Ministério da Educação, as universidades terão até três anos para corrigir os problemas. Se não o fizerem, a instituição corre o risco de ter as portas fechadas. Esta penalidade nunca foi concedida durante o Provão, que antes era utilizado para avaliar a qualidade dos cursos no País.
Independente do compromisso das entidades de ensino superior de melhorar a qualidade do serviço prestado, elas serão analisadas pelos testes feitos com os estudantes universitários. Neste ano, o Provão foi substituído pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Neste ano serão avaliados 13 cursos pelo Enade e a expectativa é de 59 áreas sejam avaliadas em três anos. O investimento será de R$ 12 milhões. O Enade será aplicado no dia 7 de novembro.
O processo de análise das universidade públicas e privadas faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Este novo sistema foi alvo de duras críticas, que o ministro Tarso Genro considerou "normais". Segundo ele, é natural a possibilidade de as universidades estaduais paulistas não participarem do primeiro Enade.