Título: Petrobras pode antecipar a produção em Santos
Autor: Reuters
Fonte: Gazeta Mercantil, 13/12/2004, Energia, p. A-8

A Petrobras pode antecipar o início da produção de gás natural da reserva gigante na bacia de Santos para 2008, um ano antes do previsto, considerando a expectativa de que o consumo da commodity aumente mais de14% por ano. O diretor da Divisão de Gás e Energia da estatal, Ildo Sauer, informou sexta-feira que estava conversando com o Departamento de Exploração e Produção para iniciar a produção no campo de Mexilhão antes do inicio planejado, em 2009. "Não podemos adiantar muito porque este é um projeto gigantesco e representa um desafio tecnológico. Mas estou conversando com o diretor Guilherme Estrella para começarmos em 2008", disse Sauer a jornalistas, completando que a bacia de Mexilhão pode produzir entre 18 e 20 milhões de metros cúbicos por dia.

Ele disse que o início antecipado do projeto dependeria do desenvolvimento do mercado de gás natural no Brasil, o qual ainda é incipiente, mas cresce rápido. O consumo cresceu neste em 14 % esse ano, chegando à média de 32,7 milhões de mcpd.

"Esperamos que continue a crescer a 14% ou 14,2% anualmente até 2010, quando as vendas ao mercado devem alcançar 77 milhões de metros cúbicos. Assim, poderemos também com o consumo da própria Petrobras chegar à 100 milhões de metros cúbicos", disse Sauer, não descartando expansão ainda mais veloz.

A parcela de gás natural no modelo energético no Brasil deve crescer para 12% em 2010, em comparação com os 7,5% atuais.