Título: Vendas de motores superam metas
Autor: Sonia Moraes
Fonte: Gazeta Mercantil, 13/12/2004, Transporte & Logística, p. A-12

Empresas preparam novos investimentos para atender aquecimento da indústria automotiva. Embaladas pelo bom resultado da indústria automobilística, as fabricantes de motores preparam novas estratégias para 2005. Enquanto a MWM investe no segmento de vans, a International Engines aposta em caminhões pesados para aumentar a sua participação no mercado brasileiro. "Para o próximo ano estamos preparando o lançamento da nova geração de motores diesel eletrônicos", destacou Elcio Reginato, gerente de vendas e marketing da Intenational Engines South America.

No primeiro semestre a International coloca no mercado o motor 3.0 eletrônico de 180 cv de potência, para atender o segmento de picapes. No segundo semestre será a vez do modelo 9.3 de 6 cilindros e 375 cv de potência. O motor 9.3 E, que começou a ser produzido em maio deste ano nos Estados Unidos para atender a International Caminhões, recebe cabeçotes que são produzidos na fábrica de Canoas (RS) desde novembro do ano passado.

Segundo Reginato, para entrar em produção no Brasil, o motor 9.3 E foi redesenhado pela equipe de engenharia brasileira. O investimento total, que inclui a produção do motor 3.0, a instalação de uma nova linha de montagem na fábrica de Canoas e o desenvolvimento do produto, foi de US$ 90 milhões. Quantia que começou a ser aplicada em 2001 e será absorvida até 2005.

"Com os novos motores eletrônicos, o foco principal da empresa será o mercado brasileiro, para atender a legislação de emissões Euro III e, a partir de 2007, daremos início às exportações", disse o gerente de marketing da International.

A MWM, que fecha este ano com uma produção de 85 mil motores, volume que superou a própria previsão da empresa, ao registrar um crescimento de 14% sobre 2003, espera também ultrapassar suas metas em 2005. "Pela sinalização dos nossos clientes a produção do próximo ano, que está estimada em 95 mil motores, poderá superar 100 mil unidades", disse Roberto Alves dos Santos, gerente de marketing da MWM. De janeiro a novembro a empresa já entregou mais de 62 mil motores para o setor automotivo.

Vários fatores serão determinantes para a expansão da MWM em 2005, segundo o gerente de marketing. Além do fornecimento de motores para a Iveco, que começou neste mês, a empresa aposta também no segmento de vans, em que passará a concorrer a partir do próximo ano. Hoje a atuação forte da MWM é no mercado de picapes e no setor agrícola.

A Cummins, que estimava produzir 45 mil motores, vai fechar 2004 com 62 mil unidades, 47% a mais que em 2003. Desse total, 42 mil unidades foram para o setor automotivo. "Vários fatores contribuíram para o crescimento acima da meta, como o aumento das exportações, o bom desempenho da agricultura, o impulso do setor de caminhões e o ingresso da empresa no segmento de caminhões leves, com o lançamento dos motores eletrônicos", observou Luís Pasquotto, diretor de marketing e vendas da empresa.

Para 2005, a meta da Cummins é de obter um incremento de 20% na sua produção de motores, para 75 mil unidades. "Além do aumento das exportações dos nossos clientes, também esperamos um crescimento do setor de máquinas para construção civil", comenta Pasquotto.

Dos vários segmentos de veículos no mercado brasileiro, foi no de caminhões médios e semipesados que a Cummins mais cresceu em 2004 e o motor mais vendido foi o 8.3 litros para caminhões semipesados. A MWM obteve maior expansão no mercado de caminhões médios, com a venda de cerca de 7 mil motores de janeiro a novembro e 19,7% de participação. Já o salto da International foi no segmento de picapes, onde a Ford, seu principal cliente, teve crescimento de 25% com o lançamento da Nova Ranger.

Investimentos

Com as vendas aquecidas de motores, as fabricantes já preparam mais investimentos para 2005. A MWM vai destinar US$ 25 milhões. Parte deste valor será aplicado no desenvolvimento de produtos, em novos processo e na ampliação da capacidade, que hoje é de 130 mil motores por ano. Neste ano a MWM já investiu US$ 27,1 milhões e nos últimos 10 anos os investimentos nas suas duas fábricas de São Paulo totalizaram US$ 253,9 milhões.

A Cummins prevê destinar no próximo ano R$ 60 milhões para aumentar a capacidade da sua fábrica de Guarulhos, na Grande São Paulo, e instalar novas linhas de usinagem de cabeçotes para motores eletrônicos. Também em 2005 a empresa vai lançar duas versões de motor eletrônico, de 8.3 e 9 litros.

De 6.300 motores exportados em 2003, a Cummins saltou para 10.300 unidades neste ano, alta de 63%. Em 2005, a meta é enviar ao exterior 14 mil motores. A MWM prevê exportar 7.500 motores em 2005, mesmo volume de 2004. De 60 mil motores produzidos, a International vendeu 48 mil unidades no Brasil e 12 mil no exterior.