Título: Governo vai implantar centro civil em Alcântara
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 15/12/2004, Nacional, p. A-4

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sérgio Gaudenzi reiterou ontem, em Brasília, o compromisso do governo de transformar o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, num centro espacial de natureza civil, à semelhança do Centro Kennedy, na Flórida, EUA, que atrai turistas durante todo o ano.

A criação de um centro civil implica reduzir em grande escala a área da base militar, que hoje abrange todo o território do CLA - cerca de 640 km². É o que será feito, assegurou Gaudenzi a Ennio Candotti, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em encontro na sede da AEB. Mas ainda não há um plano de ações para a implementar a decisão.

Gaudenzi descarta qualquer possibilidade de novos deslocamentos de moradores da área do centro, como ocorreu no passado, em virtude da desapropriação de terras. Na sua opinião, é desnecessário retirar os habitantes atuais das zonas onde poderá haver no futuro atividades espaciais. Basta que nos dias de lançamento as populações locais se desloquem para locais mais seguros na própria região, voltando depois para suas casas.