Título: De janeiro a novembro deste ano, vagas formais somaram 1,8 milhão
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 16/12/2004, Nacional, p. A-4

O ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, comemorou ontem o saldo positivo de 79 mil empregos gerados no mês de novembro, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Nos últimos onze meses desse ano, foram criados cerca de 1,8 milhão de empregos formais. "Esse é o melhor resultado do Caged dos últimos tempos", disse o ministro do Trabalho.

Os setores que mais se destacaram foram o comércio, com mais de 84 mil empregos, e o setor de serviços, com mais de 47 mil.

Alguns setores apresentaram queda, como a indústria da transformação, com o fechamento de oito mil postos de trabalho.

Mesmo com a queda, o ministro ressaltou que o número de demissões na indústria foi menor que o registrado em outubro. A construção civil teve uma queda em novembro de 13,7%, mas no acumulado do ano apresenta o saldo positivo de quase 8%.

Segundo Berzoini, a construção civil, em 2005, deve sofrer influência do aumento da arrecadação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de R$ 11,2 bilhões que deverão financiar projetos de habitação, saneamento e infra-estrutura.

Para 2005, o ministro prevê uma queda nos índices de desemprego para apenas um dígito, em média. Segundo o último estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego do país estava em 10,5%.