Título: Concorrência torna...
Autor: Vicente Vilardaga
Fonte: Gazeta Mercantil, 01/09/2004, Primeira Págiana, p. A-1

Há grande demanda por implantação de redes e serviços de banda larga com acesso à internet por parte das empresas. Os programas do governo, que têm a inclusão digital como objetivo, também movimentam o mercado de satélites. "A venda de capacidade não é mais um negócio promissor. A conectividade virou commodity", afirma Juliana Abreu, analista do Pyramid Research. "A tendência é de venda de soluções completas e de serviços de maior valor". Para Juliana, o movimento de queda de preços na transmissão por satélite ainda não terminou.

Estima-se que o mercado brasileiro de satélites movimente cerca de US$ 400 milhões. Só as três operadoras locais - Star One, Hispamar e Loral - operam seis satélites com cerca de 200 transponders. O custo anual de um transponder exclusivo, usado em tempo integral, como o que a Rede Globo contratou ontem junto à PanAmSat gira em torno de US$ 1,5 milhão. A Star One, agora controlada pela Telmex, é herdeira dos satélites da Embratel. A empresa opera quatro satélites em banda C e pretende lançar um novo satélite no ano que vem, o StarOne C1 nas bandas Ku e Ka.

Os maiores clientes das operadoras de satélites no Brasil, segundo Luiz Otávio Vasconcelos Prates, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Telecomunicação por Satélite (Abrasat) e diretor da Star One, são os meios de comunicação, televisão principalmente, responsáveis por cerca de 40% da demanda. Na seqüência aparecem as empresas de telefonia e grandes empresas públicas e privadas, que compram conexões e entroncamentos, com 35%. Finalmente, aparecem as redes corporativas, com 25%. Empresas como a DPaschoal e a Esso adotaram soluções de satélite para integração em rede. Caixa Econômica Federal, Petrobras e Banco do Brasil também encontraram soluções via satélite. Morais, da Hugues, aposta em um crescimento de 50% do mercado corporativo em 2004. A partir de hoje acontece em São Paulo o "Seminário Satélites 2004", promovido pela Converge Eventos.